Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN ALESSANDRA DE JESUS CUIMAR

DISCENTE: KAREN ALESSANDRA DE JESUS CUIMAR
DATA: 06/07/2023
LOCAL: PPGENF

Percepção de Graduandos de Enfermagem sobre a Abordagem de Povos e Comunidades Tradicionais da Amazônia Brasileira no ensino da área de Saúde da Mulher

Educação em Enfermagem; Saúde da Mulher; Povos e Comunidades Tradicionais.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: No sistema público de saúde, as mulheres são a principal presença, o que as coloca em constante contato com profissionais de saúde, especialmente enfermeiros, cuja atuação profissional no contexto amazônico, repleto de especificidades geográficas, climáticas, sociais e culturais; torna-se muitas vezes dificultosa, devido à falta de compreensão e experiência dos profissionais quanto a realidade e particularidade da população da região. Justificativa: O interesse em pesquisar o assunto decorreu de algumas vivências durante o meu percurso acadêmico, onde pude observar fragilidade da graduação de enfermagem em relação à saúde das mulheres de Povos e Comunidades Tradicionais que integram o contexto amazônico. Objetivo: Analisar as percepções de graduandos de enfermagem sobre a abordagem de Povos e Comunidades Tradicionais da Amazônia Brasileira no ensino da área de saúde da mulher. Método: Trata-se de uma análise qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, a ser realizado na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará e na Escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, com 36 graduandos do curso de enfermagem, através de entrevista do tipo grupo focal, no período de outubro a novembro de 2023.

Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Externo à Instituição - AUDREY VIDAL PEREIRA
Interno - 1106765 - DIEGO PEREIRA RODRIGUES
Presidente - 1513473 - MARCIA SIMAO CARNEIRO