Banca de DEFESA: MICHELE MONTEIRO SOUSA

DISCENTE: MICHELE MONTEIRO SOUSA
DATA: 06/06/2023
LOCAL: PPGENF

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS DE CONTINGÊNCIA PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

COVID-19; Avaliação em Saúde; Hospitais Universitários; Administração Hospitalar; Pesquisa em Administração de Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O objetivo deste estudo foi avaliar a implementação dos planos de contingência para enfrentamento da COVID-19 nos hospitais universitários brasileiros. Estudo avaliativo de abordagem qualitativa compreensivista com entrevistas semiestruturadas aplicado a gestores e trabalhadores de 8 instituições de ensino federais que participaram da construção, implementação e avaliação dos planos de contingência para enfrentamento da COVID-19. O conteúdo textual das entrevistas foi submetido ao software N-vivo. A análise dos dados foi realizada utilizando a análise de conteúdo de Bardin, e como base teórica a Teoria de Donabedian avaliando a tríade estrutura, processo e resultado. Os resultados foram organizados a partir das informações nas respostas do entrevistado, contemplando as seguintes dimensões: Conformidade Técnica, Acomodação, Disponibilidade, Acesso, Oportunidade e Sustentabilidade. Este estudo demonstrou a importância da do planejamento, elaboração e atualização de documentos norteadores para as instituições hospitalares, como o plano de contingência, voltado para o enfrentamento de uma emergência de saúde pública, bem como, a necessidade de integração entre os serviços de gestão, assistência, ensino e pesquisa.

Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Presidente - 1814809 - CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA
Interno - 3133823 - FABIANNE DE JESUS DIAS DE SOUSA
Externo à Instituição - JOSE LUIS GUEDES DOS SANTOS