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Banca de DEFESA: THAIS DE FATIMA ALEIXO CORREA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS DE FATIMA ALEIXO CORREA
DATA: 09/05/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Faculdade de Enfermagem
TÍTULO:

PROTÓTIPO DE UM PROGRAMA DE CONSULTORIA COMO TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DE ENFERMEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Empreendedorismo; Tecnologia Educacional


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: O exercício do empreendedorismo na enfermagem é algo que vem se expandindo cada vez mais, principalmente ao considerar o avanço na regulamentação da profissão, na autonomia do enfermeiro e no aprofundamento de conhecimento técnico-científico sobre as práticas da enfermagem.  Seguindo essa perspectiva, mostra-se importante investir na educação empreendedora para que haja o desenvolvimento de competências necessárias ao profissional de enfermagem para exercer sua prática e assim aumentar a inserção e a permanência do mesmo na cultura empreendedora e no mercado de trabalho, principalmente quando é considerando o contexto amazônico. Objetivo: Desenvolver protótipo de tecnologia educativa para desenvolvimento de negócios de enfermeiros. Aproximação da Literatura: Para dar base a este estudo está sendo abordado conceitos relacionados ao empreendedorismo e o contexto da educação empreendedora; competências e o empreendedorismo; tecnologias em saúde; e por fim, mentoria. Marco Teórico: Com a finalidade de oferecer um arcabouço conceitual à pesquisa, foi explorado os conceitos do Arco de Magurez, Consultoria e Mentoria. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica e será dividido em duas etapas. A primeira etapa foi a construção de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), que teve a finalidade de identificar por meio do levantamento de evidências científicas a Tecnologia Educativa (TE) que foi desenvolvida; a segunda etapa corresponde no desenvolvimento da TE, para isso foi realizado as etapas: observação da realidade; pontos-chave; teorização e hipóteses da realidade proposta pela metodologia de problematização do Arco de Magerez, através de Grupos de Verbalização e Observação com 11 enfermeiras empreendedoras iniciantes, os encontros foram gravados, após isso transcritas e analisadas de acordo com Braun e Clark. Quanto aos aspectos éticos, este trabalho é um recorte do macroprojeto intitulado “Enfermeiros empreendedores de negócio no brasil: mercado de trabalho e formação”, que já possui aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina, com o número de parecer: 4.406.286  Resultados: A Revisão Integrativa da Literatura realizado na primeira etapa metodológica está apresentada em forma de artigo que foi submetido na Revista Brasileira de Educação Médica, no qual foi apresentado os resultados referentes as características das iniciativas da educação empreendedora, identificado o uso de cursos de curto, médio e longo prazo como maneira mais prevalente no fomento da educação empreendedora. Na segunda etapa metodológica, obteve-se como resultado através da análise de dados 20 códigos que foram divididos em quatro temáticas: Características do Empreendedor; Abertura do negócio; Conteúdos de Interesse; e Recursos utilizados para empreender. A partir dessas temáticas foi possível ter a percepção do comportamento empreendedor demonstrado pelas participantes do estudo, suas experiências referente a abertura de seus empreendimentos, as lacunas encontradas e a busca de conhecimentos específicos para enfrentar os entraves encontrados, assim como os recursos utilizados para encontrar soluções das dificuldades vivenciadas para abertura e manutenção de seus negócios, abordando o uso de consultoria e mentoria como recursos que as auxiliaram de forma positiva e direcionada em seus empreendimentos. Optou-se através da observação da realidade e da proposta de gerar ações inovadoras o desenvolvimento de um Protótipo de um Programa de Consultoria. O protótipo de consultoria foi desenvolvido baseado nas quatro temáticas advindas dos encontros com as enfermeiras, ele está dividido em cinco etapas: Entrada e Contrato; Coleta de dados e Diagnóstico Situacional; Planejamento; Feedback – Apresentação de Soluções e Conselhos; Implementação do planejamento. Considerações finais: Nota-se a importância de incentivar o empreendedorismo na profissão, pois proporciona a enfermagem o fortalecimento da autonomia profissional e a conquista de novos espaços, utilizando-se da inovação para gerar produtos, serviços e/ou tecnologia com potencial de promover mudanças positivas no contexto que o enfermeiro estiver inserido. Este trabalho dará o seguimento na validação do Protótipo de Consultoria, com a finalidade de posteriormente ser publicado e assim ser aplicado a realidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 061.485.259-50 - JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ - UDESC
Externo à Instituição - José Hermínio Gonçalves Gomes
Externo à Instituição - LETÍCIA DE LIMA TRINDADE
Interno - 2706178 - NADILE JULIANE COSTA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 03/05/2023 17:01
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