Banca de DEFESA: RONALDO DE SOUSA MOREIRA BAIA

DISCENTE: RONALDO DE SOUSA MOREIRA BAIA
DATA: 16/12/2015
LOCAL: SALA DE VIDEO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM

MOODLE: Estratégia de Aprendizagem na Atividade Curricular de Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva

Ensino Semi-presencial, Ensino de Enfermagem, Enfermagem em CTI,  MOODLE aplicado ao Ensino da Enfermagem. em em Centro de Terapia Intensiva

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

O estudo, com o objetivo de avaliar a efetividade do MOODLE na modalidade semipresencial, como estratégia de aprendizagem de alunos de graduação em enfermagem na 6ª Fase, em Atividade Curricular de Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva, propôs desenvolver tal estratégia, em caráter de teste, durante o semestre 2014/2 no curso de enfermagem de uma universidade pública da região norte do país. Dessa experiência educacional, sua efetividade foi avaliada, da perspectiva do alunado, aplicando-se o instrumento psicométrico baseado no modelo MAIS e IMPACT, enquadrando-se como uma pesquisa avaliativa e descritiva.  Esse instrumento, traduzido, adaptado e validado a nível brasileiro por Borges-Andrade, 1982 e Abbad, 1999, compõe-se de reação dos alunos aos procedimentos instrucionais, ao desempenho do tutor, à interface gráfica e ao ambiente de estudo e procedimento de interação na oferta de uma disciplina, quesitos, distribuídos entre as dimensões 1 – Dados pessoais; 2- Avaliação dos Procedimentos da Atividade Curricular de Enfermagem em CTI; 3 - Interface Gráfica da Atividade Curricular; 4 - Habilidade do tutor; 5 - Avaliação da Estratégia de Aprendizagem; 6 – Ambiente de estudo e procedimento de interação. Questionou-se também  a percepção de experiências dos alunos com o MOODLE. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê e Ética da UFPA/ICS. A análise dos dados obtidos da aplicação do instrumento de avaliação aplicado a 46 alunos mostrou prevalência de gênero feminino, com idade variando entre 20 a 23 anos, cor parda, além do aluno solteiro que não exercer alguma atividade remunerada. Observa-se nos hábitos a preferências relativas ao horário de estudo compreendido entre seis da tarde e meia-noite e estudar em dupla. As estratégias de aprendizagem foram avaliadas com médias superiores a 7 , em uma escala que varia de 0 a 10. Os itens relativos ao ambiente de estudo e aos procedimentos de interação, assim como, à interface gráfica e à habilidade do tutor, apresentaram médias acima de 7. Na avaliação quanto a percepção do alunado na experiência de utilização do MOODLE, houve mais aspectos facilitadores que dificuldades. Desta forma, o MOODLE é percebido e avaliado pelos alunos como um espaço que possibilita a comunicação e facilita a interação dos alunos com o conteúdo e com o professor e um facilitador no ensino-aprendizagem de Enfermagem em CTI sendo uma importante ferramenta de apoio ao ensino.

Presidente - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 2436880 - SILVIO EDER DIAS DA SILVA
Externo ao Programa - 7327537 - JOSE MIGUEL MARTINS VELOSO
Externo à Instituição - ALACOQUE LORENZINI ERDMANN