Banca de DEFESA: ANGELINE DO NASCIMENTO PARENTE

DISCENTE: ANGELINE DO NASCIMENTO PARENTE
DATA: 10/01/2023
LOCAL: Faenf

Educação permanente para a melhoria da qualidade e segurança do paciente em hospital público acreditado

Educação Continuada. Acreditação Hospitalar. Segurança do Paciente. Melhoria de Qualidade

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A acreditação hospitalar requer que os hospitais atinjam níveis organizacionais de excelência. Para o alcance da acreditação é necessária a promoção de melhorias na qualidade da assistência prestada ao usuário, assim, destaca-se as atividades educativas, com foco no controle da qualidade. O desenvolvimento da Educação Permanente, ainda se configura como um grande desafio nas instituições de saúde ao realizarem ações com o intuito de capacitar, atualizar e desenvolver os recursos humanos para a promoção de assistência segura, de qualidade, humanizada, livre de danos e com foco na segurança do paciente. Objetivo: Compreender os desafios enfrentados pela Educação Permanente para o alcance da melhoria da qualidade e segurança do paciente em um hospital público do Estado do Pará submetido à acreditação hospitalar. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso único integrado realizado na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Foi utilizado como suporte teórico metodológico Robert K. Yin. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas com 22 profissionais do hospital em estudo. As entrevistas foram áudio-gravadas em aparelho eletrônico (celular), com média de 22 minutos e 40 segundos, posteriormente foram transcritas na íntegra, analisadas e interpretadas por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. Adotou-se como referencial teórico Paulo Freire. Foi utilizado o Software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) para a análise de corpus textual. Também foi realizada análise do perfil sociodemográfico dos participantes, sendo aplicada estatística descritiva por meio do Software BioEstat 5.3. A coleta de dados ocorreu em Junho de 2022, após aprovação nos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará sob o parecer Nº 5.396.289 e da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará sob o parecer Nº 5.461.508. Resultados: Perfil sociodemográfico: a média da idade foi de 43,7 anos; o tempo médio de experiência dos profissionais foi de 18,1 anos; o tempo de atuação na instituição em estudo foi de 11,4 anos; 90,9% (20) eram do sexo feminino; 81,8% (18) eram enfermeiros; 77,3% (17) possuíam pós-graduação lato sensu; 18,2% (4) tinham Pós-graduação lato sensu e Mestrado. Utilizou-se três análises geradas pelo IRAMUTEQ: nuvem de palavras, análise de similitude e Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Obteve-se 5 classes, as quais foram separadas em três categorias: Desafios enfrentados pela Educação Permanente mediante o processo de melhoria contínua; Educação Permanente para a promoção da Qualidade e Segurança do Paciente no contexto da acreditação hospitalar; e Estratégias educativas para a Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente.

Interno - 2414488 - ALINE MARIA PEREIRA CRUZ
Externo à Instituição - ANTONIA MARGARETE MOITA SA
Presidente - 1513473 - MARCIA SIMAO CARNEIRO
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO FERNANDEZ LOURENCO HADDAD