Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA ALVES RUELA DE AZEVEDO

DISCENTE: BÁRBARA ALVES RUELA DE AZEVEDO
DATA: 18/08/2016
LOCAL: SALA DE VIDEO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO

educação em saúde; enfermagem; ensino; formação

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A educação em saúde é uma estratégia que busca disponibilizar aos indivíduos conhecimentos e habilidades que auxiliem nas escolhas sobre sua saúde, instigando a consciência crítica, reconhecendo assim os fatores que influenciam a saúde e oferecendo subsídios que os encorajem a modificar o status quo, baseado na interação respeitosa da cultura popular com os saberes técnicos científicos. A educação em saúde ainda é compreendida como o “conhecimento sobre as doenças, suas prevenções, os cuidados, a necessidade de tratamento adequado e suas consequências”, onde o repasse de informações é à base da prática educativa, sendo o profissional da saúde o responsável por informar e explicar a população sobre quais posturas “corretas” devem ter sobre a sua saúde, evitando assim a “ignorância”, estabelecendo uma relação viciosa de demonstrar e corrigir erros entre o profissional e o usuário. Uma percepção que, emprega como base a transmissão de informações, desenvolvendo a passividade, onde há a “entrega” do conhecimento sem contextualizar com a realidade daquele indivíduo, fazendo com que não aconteçam as modificações nas atitudes e valores desse sujeito. Esta pesquisa tem como objetivo desvelar a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a importância das ações de educação em saúde na qualificação do cuidado.  Trata-se de um estudo de caso Único Integrado. A pesquisa será realizada na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará e nas Unidades Básicas de Saúde que compõem o Distrito Dagua da região metropolitana de Belém, com os alunos da graduação de Enfermagem, que cursam o terceiro e oitavo semestre do curso.  Os dados serão coletados através da observação direta e da entrevista curta de estudo de caso, ambas com protocolos pré-estabelecidos. A análise ocorrerá através da teoria fundamentada dos dados. O estudo seguirá as orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisas (CONEP) presentes na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) N° 466, de 12 de dezembro de 2012.

Presidente - 2182065 - MARCIA MARIA BRAGANCA LOPES
Externo à Instituição - MONICA CUSTODIA DO COUTO ABREU PAMPLONA
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Notícia cadastrada em: 10/09/2015 10:44