Banca de DEFESA: LETICIA DIOGO DE OLIVEIRA MOURA

DISCENTE: LETICIA DIOGO DE OLIVEIRA MOURA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Faenf

Os significados dos residentes de enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino-aprendizagem no campo de prática

Enfermagem obstétrica; Educação em enfermagem; Educação baseada em competências; Prática profissional; Internato e residência.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Obstétrica

A formação em enfermagem obstétrica busca contemplar recomendações técnicas que contribuam de forma significativa para a transformação do cenário da assistência obstétrica. A compreensão da importância do processo de ensino-aprendizagem na qualificação de novos profissionais é parte da transformação deste cenário. Objeto de estudo: os significados dos residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cenários de prática do programa de Residência de Enfermagem Obstétrica. Questão norteadora: Quais os significados dos residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem exercido no cenário de prática de enfermagem obstétrica? Objetivo geral: analisar os significados dos residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem no cenário de prática da residência em enfermagem obstétrica. Objetivos específicos:  descrever o processo de ensino-aprendizagem vivenciado com os residentes de enfermagem obstétrica; discutir os possíveis obstáculos no cenário de prática que impactam no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A pesquisa foi realizada no programa de residência de enfermagem obstétrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Os participantes da pesquisa foram vinte e dois residentes do 1º e 2º ano do programa, que obedeceu ao recrutamento intencional e aplicação dos seguintes critérios de inclusão: estar regularmente matriculados como residentes; ter passado pelo menos 1 mês no nível de UBS, hospitalar e da gestão. Como critérios de exclusão foi estabelecido: residentes de licença maternidade ou por doença; residentes que desistiram do programa. A coleta de dados foi por meio de quatro grupos focais com ambas as turmas, tendo três grupos com seis residentes e um grupo com 4 residentes, obtendo duas recusas de participação. Os grupos obtiveram dois encontros presenciais e média de 120 minutos. Ainda foi utilizado o mapa conceitual sobre pontos positivos e negativos da residência. Foi utilizada a gravação de áudio que foi transcrito na integra as informações. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, conforme o nº 5.443.574/2022. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo na modalidade temática com apoio na organização do software ATLAS.ti 22.7, com a realização dos seguintes códigos: Preceptoria; o residente R2; acolhimento da residência; o curso da residência em enfermagem obstétrica. Os resultados mostraram que o processo de ensino-aprendizagem pode ser um elo facilitador e integrador com a preceptoria, sendo muitos referenciais profissionais com foco de formação de novos enfermeiros obstétricos de qualidade. Mas, também a necessidade de repensar processo de trabalho nos cenários de prática, com as instituições parceiras e do trabalho do enfermeiro-preceptor, com o trabalho interprofissional de agregação de novos conhecimentos e oportunidades de trocas para essa construção, tanto de preceptores, residentes e distintos profissionais no campo de trabalho. Também a ampliação de investimento na preceptoria como alicerce para garantir uma melhor formação. Conclui-se que este estudo atingiu os seus objetivos iniciais, dando elucidação aos significados dos residentes em enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino aprendizagem e forneceu subsídios para que futuras mudanças sejam pensadas e realizadas na formação de novos profissionais obstetras.

Presidente - 1106765 - DIEGO PEREIRA RODRIGUES
Interno - 1513473 - MARCIA SIMAO CARNEIRO
Interno - 2436880 - SILVIO EDER DIAS DA SILVA
Externo à Instituição - VALDECYR HERDY ALVES