Banca de DEFESA: SÁVIO FELIPE DIAS SANTOS

DISCENTE: SÁVIO FELIPE DIAS SANTOS
DATA: 01/08/2022
LOCAL: Faenf

Educação Interprofissional na Formação em Saúde do Curso de Graduação em Enfermagem

Enfermagem. Ensino. Educação Interprofissional.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A saúde apresenta uma assistência fragmentada e esse processo ocorre de vida a forma como está sendo construída a graduação do profissional egresso das Instituições de Ensino Superior, logo, romper com essas lacunas existentes devido uma educação tradicional e abordar novas técnicas como, a Educação Interprofissional, em que se busca a necessidade do trabalho em equipe voltado a contribuições de práticas e visões para melhora de um mesmo objeto de estudo. O objetivo geral desse estudo foi conhecer, no âmbito dos currículos e dos planos de ensino dos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas, conteúdos que abordem a educação interprofissional em seus projetos pedagógicos, já em relação ao objetivo específico, o estudo buscou caracterizar os cursos de enfermagem de universidades públicas federais, estaduais e municipais, quanto a distribuição regional e a proposta curricular em relação a educação interprofissional e caracterizar as ementas das disciplinas inseridas nos projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem que abordam a educação interprofissional. A revisão de literatura deste estudo será construída a partir de fontes teóricas e artigos científicos capturados em base de dados e bibliotecas virtuais, sendo assim, foram delineados os seguintes sub-temas: As diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem; A formação profissional em saúde e Educação interprofissional na formação em saúde. Trata-se de estudo observacional, exploratório, de corte transversal descritivo e analítico, que realizou um inquérito tendo como fonte de dados documentos. A amostra extraída das 140 Instituições de Ensino Superior pesquisadas na plataforma E-MEC foi composta por 88 Instituições de Ensino Superior, sendo que a partir delas foram construídos apresentando como base o instrumento de coleta de dados: 1) Dados gerais das IES; 2) Dados gerais dos cursos; 3) Localização geográfica dos cursos; 4) O PPC possui a disciplina EIP; 5) Aspectos gerais do PPC dos cursos e; 6) Aspectos específicos da EIP no PPC dos cursos. Percebe-se que o discente apresenta uma bagagem intelectual necessária para contribuir com a Educação Interprofissional, mas que se faz necessário esse conteúdo dentro de uma disciplina ou transversal a várias que possam fazer com que os discentes aprendam na teoria e nas práticas os fundamentos necessários para o trabalho em equipe e também para uma assistência de qualidade. Por fim, vale ressaltar que os currículos necessitam de mais componentes curriculares que se embasem nessa metodologia de ensino, visto que há um grande comprometimento nos atributos profissionais desses discentes que acabam por aprender e contribuir com o outrem, através desse projeto pedagógico singular que leciona através das práticas em saúde de cada profissional dentro de uma ótica plural do cuidado humanizado e holístico. Portanto, compreender a Educação Interprofissional (EIP) é um processo lento, mas necessário dentro dos componentes curriculares e ementas das universidades públicas, uma vez que essa metodologia busca trazer um olhar diferenciado aos discentes do curso, desfragmentando o processo linear e isolado da aprendizagem tradicional.

Externo à Instituição - EDLAMAR KÁTIA ADAMY
Interno - 3003131 - GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA
Presidente - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO