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Banca de DEFESA: RICKY FALCAO SILVA TRINDADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICKY FALCAO SILVA TRINDADE
DATA: 01/08/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Faenf
TÍTULO:

Perfil acadêmico-profissional de professores de pós-graduação stricto sensu em enfermagem: uma análise por subárea de conhecimento


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Enfermagem; Programas de Graduação em Enfermagem; Docentes


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: área de Enfermagem possui oito subáreas de conhecimento: Enfermagem fundamental; Enfermagem de doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas; Enfermagem em saúde do adulto e do idoso; Enfermagem em saúde da mulher; Enfermagem em saúde da criança e adolescente; Enfermagem na gestão e gerenciamento; Enfermagem em saúde mental; Enfermagem em saúde coletiva, sugere-se que cada uma das subáreas de enfermagem possua características bem delimitadas e distintas para o ensino e pesquisa, seja nas fontes ou na produção de conhecimentos. Objetivo geral: descrever o perfil acadêmico-profissional de professores de programas de pós-graduação stricto sensu da área de Enfermagem por subárea do conhecimento. Método: Trata-se de um estudo transversal, documental, com abordagem quantitativa que se estruturou a partir das etapas propostas por Gil (2022): a) formulação do problema e dos objetivos; b) identificação das fontes; c) localização das fontes e acesso aos documentos; d) avaliação dos documentos; e) seleção e organização das informações; f) análise e interpretação dos dados; g) redação do relatório, a coleta de dados ocorreu de março de 2020 à dezembro de 2020 sendo as principais fontes de dados: Plataforma Sucupira e Plataforma Lattes. Resultados: A amostra concentrou-se na subárea de atenção a enfermagem à saúde do adulto e idoso sugerindo ser o foco prioritário para a enfermagem enquanto a atenção a enfermagem a doenças emergentes e reemergentes teve uma representação pouco expressiva. Identificou-se que professores de enfermagem realizam predominante as seguintes atividades: ministram aulas na graduação (93,68%), na pós-graduação (93,26%), são revisores de periódicos (90,88%) e são coordenadores de projeto de pesquisa (96,77%). A desigual de distribuição de programas de pós-graduação no Brasil em enfermagem é igualmente representada quando observada o local de formação, em todos os níveis, principalmente quando se compara a região Sudeste e Norte. Com exceção da coordenação projetos de extensão e de ensino, mais do que a metade dos professores desenvolve um conjunto de atividades que demandam tempo, conhecimento, gestão e conhecimentos diversos. Considerações finais: foi possível realizar uma avaliação da área de enfermagem sendo possível detectar processos de organização assimétricos principalmente na localização dos programas e número de professores os quais concentram-se na região sudeste enquanto norte e centro-oeste são preteridos. Em relação ao processo assimétrico chama a atenção a inexistência de cursos de doutorado na região norte a qual parece ser prejudicada em vários aspectos como: distância do centro formativo da área -sudeste-, baixa disponibilidade de recursos e financiamentos, métricas de avaliação que não condizem com o contexto amazônico. O estudo fornece subsídios para uma análise profunda do estado da área no período observado e acredita-se que são possíveis contribuições para o refinamento de métricas de avaliação de agências de fomento e até mesmo sobre as reflexões.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARINE VENDRUSCOLO
Interno - 1814809 - CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA
Externo à Instituição - EDLAMAR KÁTIA ADAMY
Externo à Instituição - Gilberto Tadeu Reis da Silva
Presidente - 061.485.259-50 - JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ - UDESC
Notícia cadastrada em: 18/07/2022 20:16
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