Banca de DEFESA: WINNIE TAISE PENA MACEDO

DISCENTE: WINNIE TAISE PENA MACEDO
DATA: 25/07/2022
LOCAL: Faenf

PROTOCOLO ASSISTENCIAL PARA PREVENÇÃO E MANEJO COM LESÃO POR PRESSÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS

Lesão por pressão; Cuidados Paliativos; Enfermagem de Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida; Protocolos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Ao se deparar com um paciente com lesões de pele no fim da vida, a tomada de decisões por enfermeiros, pode ser desafiadora, seja pela incerteza dos objetivos do cuidado, seja pelas preocupações em gerar angústias e desconforto ao paciente e seus familiares. Não é incomum encontrar condutas que divergem a respeito dos cuidados com a pele no fim da vida, assim, surge a necessidade de instrumentalizar os profissionais de saúde e assim harmonizar a condução da sua assistência. Objetivos: Analisar as informações sobre prevenção e os cuidados com lesão por pressão, necessárias para pacientes em cuidados paliativos oncológicos no contexto hospitalar, que possam compor um protocolo assistencial a ser construído e validado. Método: trata-se de estudo metodológico desenvolvido em três etapas: revisão de literatura; produção tecnológica e validação semântica, com abordagem qualitativo-quantitativa. Foi realizado no Hospital Ophir Loyola. A amostra foi do tipo intencional e a população composta por enfermeiros assistenciais que atenderam aos critérios de elegibilidade. Os enfermeiros foram apresentados ao protocolo, a fim de que o manuseassem e descrevessem as suas impressões, além do instrumento de avaliação, que teve por objetivo verificar a concordância entre os participantes por meio Escala de Likert, e para validação do conteúdo, foi utilizado o IVC. Resultados: A primeira etapa dos resultados se deu pela construção de uma Revisão Integrativa de Literatura. A segunda etapa foi a construção do protocolo, elaborado com base nas evidências advindas da RIL, bem como apoiou as suas recomendações por meio de um guideline. A terceira etapa, foi a validação semântica que teve por objetivo verificar a compreensão, relevância e a possível necessidade de modificação dos itens do protocolo. A população foi composta por 7 enfermeiros, a maioria tinha idade entre 35-45 anos, pósgraduação lato sensu, atuava na assistência, tinham experiência em lesões por pressão no cenário dos cuidados paliativos há mais de 10 anos. Quanto a validação do conteúdo, o protocolo apresentou IVC de 0,98, sendo considerado validado pelo público-alvo, conforme a metodologia proposta. Discussão: Destaca-se que o público-alvo deste estudo validou o protocolo com valores elevados, tendo a maioria dos subitens a concordância máxima, o que reflete um excelente nível de aceitabilidade do protocolo. Assim, uma nova rodada de validação não foi necessária, pois, o IVC individual de cada subitem foi superior a 0,80. Conclusão: Espera-se que este protocolo possa ser utilizado em diversos cenários que haja assistência à saúde para essa população tão frágil e vulnerável. Espera-se ainda que este instrumento possa como instrumentalizar os profissionais de enfermagem e, repercutindo positivamente na qualidade de vida dos pacientes oncológicos em cuidados paliativos com lesão por pressão, sobretudo aqueles que perpassam pela sua fase final de vida.

Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Externo à Instituição - HELENA MEGUMI SONOBE
Externo à Instituição - MARCIA HELENA MACHADO NASCIMENTO
Presidente - 2153125 - MARY ELIZABETH DE SANTANA