Banca de DEFESA: LAENA COSTA DOS REIS

DISCENTE: LAENA COSTA DOS REIS
DATA: 11/07/2022
LOCAL: Faenf

PARTO DOMICILIAR PLANEJADO NO CONTEXTO AMAZÔNICO: escolha e direito das mulheres

Enfermagem; Enfermagem obstétrica; Parto domiciliar; Humanização do parto; Direitos sexuais e reprodutivos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Obstétrica

Trata-se de estudo sob a ótica da escolha e do direito das mulheres sobre o parto domiciliar planejado, considerando que essa opção vem ganhando espaço no cenário nacional e internacional, enquanto alternativa ao modelo obstétrico vigente, hegemonicamente tecnocrático, mostrando o direito quanto à escolha da forma e do local do parto. O objetivo geral: compreender os fatores que levam a escolha das mulheres pelo parto domiciliar planejado na região metropolitana do estado do Pará e como objetivos específicos: identificar como ocorre o processo de escolha das mulheres para o parto domiciliar planejado; analisar as informações que as mulheres obtêm para subsidiar a escolha pelo parto domiciliar planejado; desvelar como o cuidado da enfermagem obstétrica propicia a garantia para escolha pelo parto domiciliar planejado. Estudo descritivo, exploratório, na modalidade do tipo estudo de caso, sob abordagem qualitativa, em que as participantes do estudo foram 20 mulheres que tiveram parto domiciliar planejado, na região metropolitana do estado do Pará, com a equipe de enfermagem obstétrica Naiá Parto Domiciliar.  Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, em que emergiram três categorias, respectivamente: 1) Apoio às mulheres para escolha pelo parto domiciliar planejado, caracterizada pela importância da rede de apoio feminina nessa escolha; 2) Empoderamento da mulher como fator para escolha pelo parto domiciliar planejado, com destaque para informação que garante o domínio da decisão e autonomia no cenário de parto; 3) Obstáculos para garantia de escolha do parto domiciliar planejado, demostrando que escassez de equipes especializadas, fatores financeiros, carência de apoio social e familiar e dificuldade de acesso do SUS desvelam-se como principais obstáculos enfrentados no processo de escolha pelo parto domiciliar planejado. Assim, compreender que a escolha das mulheres pelo parto domiciliar planejado na região metropolitana do estado do Pará acontece na busca pela valorização e validação da força feminina, possibilidade subsidiada pela atuação das profissionais da equipe de enfermeiras obstétricas, ao apoiarem e fundamentaram as mulheres frente ao direito a elas concedido. Portanto, discorrer sobre parto domiciliar planejado é debater sobre saúde pública, temática necessária para o desenvolvimento de mais pesquisas para preenchimento de lacunas sobre o tema.

Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Presidente - 1106765 - DIEGO PEREIRA RODRIGUES
Externo à Instituição - LÚCIA HELENA GARCIA PENNA
Interno - 1513473 - MARCIA SIMAO CARNEIRO