Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENE DO SOCORRO BASTOS DE CARVALHO

DISCENTE: MILENE DO SOCORRO BASTOS DE CARVALHO
DATA: 07/07/2016
LOCAL: Auditório do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA

Avaliação de enfermagem à famílias de crianças portadoras de câncer

Família, Modelo Calgary, Enfermagem de Família, Câncer Infantil

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

O Presente estudo tem como tema a Avaliação de Enfermagem de Famílias de Crianças Portadoras de Câncer. O diagnóstico de câncer é um momento desorganizador na vida da criança e também na vida daqueles que convivem com ela. O impacto do diagnóstico pode comprometer o tratamento e as reações podem ser desastrosas para a criança e seus familiares, levando-os a desequilíbrios emocionais, insegurança, culpabilidade, medo e sintomas de depressão. Identificar o sistema familiar, ou seja, a família como um fenômeno complexo, que demanda apoio entre seus membros, para o enfrentamento de determinada situação de doença, pode ser o primeiro passo para a sensibilização e reflexão sobre a importância e cuidado da família para a enfermagem. As pesquisas em enfermagem sobre família tem contribuído com novas experiências de cuidado o que impõe uma reflexão sobre novas possibilidades de interação enfermeiro/família em cenários e contextos diversos. OBJETIVOS: identificar os padrões de funcionamento das famílias da Região Amazônica/Belém/Pará com crianças portadoras de câncer; descrever a história familiar de criança com câncer residente na Região Amazônica/Belém/Pará a partir do diagnostico/tratamento e explorar as expectativas das famílias das crianças portadoras de câncer quanto aos cuidados de enfermagem. DESCRIÇÃO METODOLOGIA: O estudo será de natureza descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa, onde será utilizado como referencial teórico metodológico o Modelo de Calgary de Avaliação de Família (MCAF). Será desenvolvido na cidade de Belém-PA, em um hospital especializado no atendimento e assistência a pacientes adultos e pediátricos com diagnóstico de câncer. Participarão do estudo 05 famílias de crianças diagnosticadas com câncer em tratamento no setor de internação. A coleta de dados será realizada após uma seleção prévia através da análise dos prontuários, no serviço de internação do hospital escola. Será realizada a técnica da entrevista semiestruturada, cujas sessões serão gravadas e transcritas na íntegra, evitando a perda ou a deturpação das informações. A análise será de conteúdo temático à luz do Modelo Calgary de Avaliação da Família (MCAF) nas três categorias: avaliação estrutural, de desenvolvimento e funcional. Quanto à ética em pesquisa com seres humanos este projeto atenderá a Resolução 466/12/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e será submetido para avaliação e aprovação do Comitê de Ética do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Externo à Instituição - ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
Presidente - 327523 - JACIRA NUNES CARVALHO
Interno - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA