Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS DE FATIMA ALEIXO CORREA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS DE FATIMA ALEIXO CORREA
DATA: 12/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Faculdade de Enfermagem
TÍTULO:

MODELAGEM DE NEGÓCIOS COMO TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS EM ENFERMEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Empreendedorismo; Tecnologia Educacional;   


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: O exercício do empreendedorismo na enfermagem é algo que vem se expandindo cada vez mais, principalmente ao considerar o avanço na regulamentação da profissão, na autonomia do enfermeiro e no aprofundamento de conhecimento técnico-científico sobre as práticas da enfermagem.  Seguindo essa perspectiva, mostra-se importante investir na educação empreendedora para que haja o desenvolvimento de competências necessárias ao profissional de enfermagem para exercer sua prática e assim aumentar a inserção e a permanência do mesmo na cultura empreendedora e no mercado de trabalho, principalmente quando é considerando o contexto amazônico. Objetivo: Validar um curso de modelagem de negócio como Tecnologia Educativa para o desenvolvimento das competências de planejamento, liderança, comunicação, inovação, criatividade, tomada de decisão e administração de riscos em enfermeiros empreendedores iniciantes. Aproximação da Literatura: Para dar base a este estudo está sendo abordado conceitos relacionados ao empreendedorismo e o contexto da educação empreendedora; competências e o empreendedorismo; tecnologias em saúde; e por fim, mentoria. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica e será dividido em quatro etapas. A primeira etapa foi a construção de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), que teve a finalidade de definir qual Tecnologia Educativa (TE) será desenvolvida; a segunda etapa corresponde o desenvolvimento da TE, para isso será realizado dois Grupos Focais, um com especialistas e outro com o público alvo, os encontros serão gravados, após isso transcritas e analisadas de acordo com Bardin; a terceira etapa envolve a validação da tecnologia, que também será realizada a partir de Grupos Focais, onde será apresentada para os juízes-especialistas e o público-alvo a TE desenvolvida, o questionário de validação e o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Esta avaliação será analisada de forma quantitativa de acordo com Índice de Concordância. Quanto aos aspectos éticos, este trabalho é um recorte do macroprojeto intitulado “Enfermeiros empreendedores de negócio no brasil: mercado de trabalho e formação”, que já possui aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina, com o número de parecer: 4.406.286  Resultados: Será apresentado a Revisão Integrativa da Literatura através de um artigo abordando a identificação de um curso como o formato de educação empreendedora mais utilizado; a construção e desenvolvimento de um curso de modelagem de negócios; as análises das apreciações dos juízes-especialistas e do público-alvo a partir da validação; e por fim a Tecnologia Educativa concluída.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALISSON FERNANDES BOLINA
Presidente - 061.485.259-50 - JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ - UDESC
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 2706178 - NADILE JULIANE COSTA DE CASTRO
Externo à Instituição - Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera
Notícia cadastrada em: 09/05/2022 21:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2