Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCO ANTONIO MESQUITA DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO ANTONIO MESQUITA DA SILVA JUNIOR
DATA: 30/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Enfermagem
TÍTULO:

TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS UTILIZADAS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CUIDADO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)


PALAVRAS-CHAVES:

autismo, tecnologias cuidativo-educacional, profissionais de saúde.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma síndrome comportamental com distúrbio de desenvolvimento, comportamento e interação social. Muitas estratégias podem ser utilizadas para conduzir o atendimento à criança TEA, buscando promover resultados satisfatórios na interação social, melhoras comportamentais e quebra de rotinas estereotipadas. Com o uso de tecnologias cuidativo-educacionais e o trabalho em conjunto com a equipe multiprofissional, o enfermeiro pode auxiliar no desenvolvimento de crianças com autismo de forma eficaz e menos traumática. Por conta disso, questiona-se: Os profissionais de saúde que trabalham em pediatria utilizam algum tipo de tecnologia cuidativo-educacional para atender crianças com autismo? O trabalho possui o objetivo de revelar quais as tecnologias cuidativo-educacionais utilizadas pelos profissionais de saúde no atendimento às crianças com TEA, e se justifica em decorrência do significativo aumento da incidência do transtorno, marcando 1 criança com TEA em cada 44 crianças participantes do estudo, de acordo com as estatísticas norte-americanas do Central of Disease Control (CDC) no ano de 2021. Trata-se de um estudo qualitativo, por ser o mais adequado para estudar o fenômeno, pois propicia conhecer e descrevê-lo. Pretende-se realizá-lo no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, hospital referência em desenvolvimento infantil, com coleta de dados no segundo semestre de 2022, por meio de entrevista aos profissionais de saúde que atendem crianças com TEA, utilizando gravação das respostas coletadas para Análise de Dados a partir da fundamentação de Laurence Bardin e utilizando o software Atlas Ti como estratégia de análise.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Presidente - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Externo à Instituição - SILVANA KEMPFER
Interno - 2436880 - SILVIO EDER DIAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 09/05/2022 21:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2