Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILY SILVA SOUZA

DISCENTE: JAMILY SILVA SOUZA
DATA: 28/06/2022
LOCAL: Faculdade de Enfermagem

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

enfermagem escolar, saúde escolar, atividade remota, pandemia, enfermeiro

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Em 2020 com o avanço da pandemia de covid-19 diversas medidas de controle e prevenção foram adotadas afetando inclusive as instituições de educação. Foram organizadas atividades remotas para todos os servidores do Sistema Federal de Ensino incluindo as equipes de saúde que atuam nesse sistema. A enfermagem está presente nas equipes de saúde de vários campi dos Institutos Federais de Educação a serviço da comunidade acadêmica, atuação que pode ser classificada dentro da  chamada Enfermagem Escolar. Algumas atribuições vinculadas a estes profissionais são implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade e assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As ações de enfermagem são essenciais para a garantia da saúde e segurança da comunidade escolar e têm a sua importância evidenciada diante da nova realidade imposta pela pandemia com o retorno às aulas presenciais. Este projeto tem como objetivo analisar as atividades laborais dos enfermeiros escolares dos Institutos Federais de Educação da região Norte do Brasil no contexto da pandemia de COVID-19, considerando suas especificidades regionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A coleta de dados se dará com a aplicação de um questionário online na plataforma Google Formulários composto por perguntas abertas e fechadas aos enfermeiros que atuam nos 07 (sete) Institutos da região Norte do Brasil com seus campi, que atuem com assistência a alunos e/ou servidores e que tenham atuado em algum momento durante a pandemia de Covid-19 no seu órgão seja de forma remota e/ou presencial. As respostas do questionário serão analisadas através do software IRAMUTEQ que permite análise textual de grande volume de palavras e a interpretação de dados já processados com rigor científico, segurança e credibilidade, processando dados qualitativos através do texto. Também será utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin pelo fato de permitir a compreensão contextualizada das falas. Espera-se com esta pesquisa conhecer as experiências dos profissionais estudados para o fortalecimento da categoria, além de maior conhecimento de suas funções e perfil profissional como também ampliar os incentivos ao desempenho das atividades dentro da enfermagem escolar. Ao final, a pesquisa dará subsídio a construção de um guia para atuação do enfermeiro dentro dos Institutos Federais.

Interno - 061.485.259-50 - JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ - UDESC
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Presidente - 2706178 - NADILE JULIANE COSTA DE CASTRO
Externo à Instituição - Rosa Maria Rodrigues