Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELE MONTEIRO SOUSA

DISCENTE: MICHELE MONTEIRO SOUSA
DATA: 17/05/2022
LOCAL: Faculdade de Enfermagem

Avaliação da implementação dos Planos de Contingências para enfrentamento da COVID-19 nos Hospitais Universitários brasileiros

COVID-19; Avaliação em Saúde; Hospitais Universitários; Administração Hospitalar; Pesquisa em Administração de Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

No Brasil, os hospitais universitários são centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento a pacientes com COVID-19. No entanto, a diversidade da realidade social, política e administrativa do país e sua extensa área territorial, ocasiona a diversidade organizacional e operativa da rede de serviços de saúde. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral avaliar a implementação dos Planos de Contingências para enfrentamento da COVID-19 nos Hospitais Universitários brasileiros. Trata-se de um estudo avaliativo, constituindo parte de um projeto ampliado intitulado: “Avaliação do cuidado de enfermagem a pacientes com COVID- 19 em Hospitais Universitários brasileiros”, uma proposta multicêntrica nacional, que reúne 10 instituições de ensino federais, sendo duas de cada região do Brasil: (1) Sul: Universidade Federal de Santa Catarina (proponente) e Universidade Federal de Santa Maria; (2) Sudeste: Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do Rio de Janeiro; (3) Nordeste: Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal da Bahia; (4) Norte: Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Amazonas; e, (5) Centro-oeste: Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A coleta de dados ocorrerá através da técnica de entrevista semiestruturada, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado que foi construído a partir do objeto, da questão de pesquisa e do objetivo, assim buscando obter informações nas respostas do entrevistado, contemplando as seguintes dimensões: Conformidade Técnica, Disponibilidade, Oportunidade, Acomodação e Sustentabilidade. Os participantes do estudo serão gestores/trabalhadores que participaram da construção/implementação e avaliação dos planos de contingência. Para a organização e análise dos dados serão utilizados a análise de conteúdo de Bardin e o software N-vivo.

Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Presidente - 1814809 - CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA
Externo ao Programa - 883.844.625-34 - DEYBSON BORBA DE ALMEIDA - UFBA
Interno - 3133823 - FABIANNE DE JESUS DIAS DE SOUSA