Notícias

Banca de DEFESA: JORIANNE THYESKA CASTRO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORIANNE THYESKA CASTRO ALVES
DATA: 11/03/2015
HORA: 09:00
LOCAL: sala 01, do prédio de genômica e biologia de sistemas
TÍTULO:

"PERFIL DE EXPRESSÃO DIFERENCIAL DE CORYNEBACTERIUM PSEUDOTUBERCULOSIS LINHAGEM 258 SUBMETIDA À CONDIÇÃO DE ESTRESSE ÁCIDO IN VITRO".


PALAVRAS-CHAVES:

Corynebacterium pseudotuberculosis, transcriptoma, RNA-seq, estresse ácido.


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A Corynebacterium pseudotuberculosis é uma bactéria patogênica Gram-positiva, intracelular facultativa, não-esporulante, não-capsulada, pleomórfica e imóvel. O seu genoma presenta um 52,2% de conteúdo G+C e pertence ao grupo CMNR (Corynebacterium, Mycobacterium, Nocardia e Rodococcus) da classe das Actiniobactérias. É responsável por manifestar diversas doenças, entre elas a linfangite ulcerativa em equinos, entretanto pode infectar outros hospedeiros, inclusive humanos. Apresenta uma alta capacidade de adaptação em ambiente intracelular, sendo submetida a diferentes estresses. Entretanto, os determinantes de virulência desta bactéria ainda são pouco conhecidos. Para o estudo, foram selecionados os genes determinantes de virulência e os genes envolvidos nas ilhas de patogenicidade, considerados diferencialmente expressos de acordo com o valor de corte de fold-change. Os genes determinantes de virulência estão envolvidos nos mecanismos de replicação, disseminação, e resistência da bactéria no hospedeiro, incluindo aqueles responsáveis por contornar os mecanismos de defesa do hospedeiro. Os genes presentes nas ilhas sugerem forte participação na virulência desta bactéria, e apresentam a capacidade de aderir e invadir o epitélio da célula hospedeira, produzir toxinas, captar ferro do meio ambiente e mecanismos de resistência. A identificação de tais genes é importante para compreender melhor os processos de infecção e os mecanismos utilizados pelo invasor para sobreviver aos diversos tipos de estresses submetidos, além de proporcionar a busca de alvos terapêuticos. Desta forma, foi analisado o perfil transcricional de Corynebacterium pseudotuberculosis linhagem 258 em condição fisiológica de cultivo e sob a condição de estresse ácido (pH=5). O sequenciamento foi realizado pela plataforma SOLiD V3, e a analise dos transcritos pela tecnologia de RNA-seq. A identificação dos genes diferencialmente expressos foi realizada através do programa DEseq. A análise de expressão diferencial foi realizado pelo software Cufflinks, e a analise funcional pelo software Blast2GO.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2012979 - ADRIANA RIBEIRO CARNEIRO
Interno - 2170803 - ARTUR LUIZ DA COSTA DA SILVA
Interno - 1913763 - ROMMEL THIAGO JUCÁ RAMOS
Notícia cadastrada em: 06/03/2015 10:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1