Apresentação

Biotecnologia é o uso de processos biológicos, seja de microrganismos ou seres multicelulares, para benefício humano através do desenvolvimento de produtos ou processos que possam ser explorados comercialmente ou para o bem comum. Dentre as grandes áreas que podem ser beneficiadas com o uso da biotecnologia estão energia, indústria, meio ambiente, agricultura, pecuária, alimentação e saúde. Tal abrangência torna a Biotecnologia um pilar para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Pará e, por extensão, para toda a Amazônia por se enquadrar em vários elos das cadeias produtivas estabelecidas na região, seja como insumo, processo ou produto comercializado. A biotecnologia combina disciplinas tais como genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras. Tal abrangência torna a Biotecnologia um pilar para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Pará e, por extensão, de toda a Amazônia. O Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia- PPGBIOTEC fornece a base teórica para o desenvolvimento de projetos em duas áreas de concentração (bioprospecção e biotecnologia aplicada), e pretende que a UFPA seja reconhecida como referência em Biotecnologia. Isso será essencial para a formação de mão de obra especializada capaz de lidar com os desafios técnicos, fornecendo ao mercado, profissionais para atuarem nas áreas de interesse da Região Norte ou de outra parte do país. Embora o PPGBIOTEC seja um Programa novo, com início no ano de 2011, já se observa uma intensa cooperação entre os grupos de pesquisa da Faculdade de Biotecnologia e outras instituições nacionais e internacionais. Através do PPGBIOTEC, esses laços entre os Programas se estreitam, o que é essencial em áreas baseadas em tecnologias de ponta, além de ser importante como complemento à formação discente.

Esperamos, pela atuação solidária e aglutinadora, contribuir para a multiplicação de profissionais capazes de desenvolver soluções e benefícios para o mercado e para a melhoria das perspectivas humanas na região do Norte brasileiro. É com muita clareza que a UFPA, demais instituições públicas do Estado, bem como a sociedade civil, percebem a necessidade de se obter um aproveitamento mais eficiente da riqueza biológica e de se frear a grande escala de destruição da floresta observada em seu território. Para isso uma congregação de esforços tem surgido no seio destas instituições no sentido de se criar condições para o desenvolvimento de ações efetivas para o fortalecimento das instituições, desenvolvimento de ações integradoras, consolidação dos grupos de pesquisa que atuam em disciplinas fundamentais para o exercício da biotecnologia e iniciativas para a formação e fixação de pessoal qualificado na Região Norte. Nosso entendimento, finalmente, é de que o PPGBIOTEC da UFPA, atuando de forma interativa na Região Amazônica, capitalizando sua experiência na atuação em redes de pesquisa, poderá contribuir para a criação de possibilidades de cooperação institucional, para promover o desenvolvimento de tecnologias, obtenção de novos fármacos, de outros produtos biotecnológicos além do desenvolvimento de processos relevantes para o desenvolvimento regional sustentável.

Coordenação do Programa

  • - LUIS ADRIANO SANTOS DO NASCIMENTO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: adriansantos@ufpa.br

  • - JOYCE KELLY DO ROSARIO DA SILVA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: joycekellys@ufpa.br

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1