Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA SILVA CORPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANA SILVA CORPES
DATA: 12/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Exposição Didática- LEPRON
TÍTULO:

"Produção de metabólitos e atividade biológica de Piper divaricatum G. Meyer sob diferentes condições de cultivo in vitro".


PALAVRAS-CHAVES:

Piperaceae, cultivo in vitro, fenilpropanóides


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Espécies da família Piperaceae tem sido muito estudadas nos últimos anos, devido a sua importância econômica, ecológica e medicinal. Algumas espécies são utilizadas na alimentação e na medicina popular para o tratamento de várias patologias. Atualmente existe uma grande diversidade de produtos de origem vegetal e isto torna os mesmos uma fonte de recursos naturais muito importante, porém ainda pouco explorados. Nesse contexto, a cultura de tecidos vegetais se destaca como uma importante ferramenta de estudos dessas espécies, pois a mesma pode ser denominada como a ciência do crescimento de células, tecidos ou órgãos isolados de uma planta em um meio artificial, sob condições controladas de temperatura e luminosidade. Uma das principais vantagens desta técnica é que através da mesma podemos conservar recursos genéticos in vitro (conservação de germoplasma), obter mutantes, realizar melhoramento genético, produzir plantas transgênicas, produzir fitoquímicos de interesse comercial, através da cultura de células em suspensão e também propagar plântulas in vitro para obter compostos de interesse econômico. Descobertas recentes apontam que a espécie Piper divaricatum G. Meyer pode se tornar uma excelente opção para programas de melhoramento devido a presença de alguns metabólitos que apresentam resistência ao fungo Fusarium solani f. sp. piperis em  Piper nigrum, este é o agente causal da patologia denominada  fusariose  da pimenta-do-reino. Uma vez que esta espécie apresenta um alto valor econômico, é de extrema importância que ocorram pesquisas com espécies resistentes a este fungo para que futuramente os produtores possam contar com cultivares que sejam altamente produtivas e resistentes a este fungo. Em virtude disto, este trabalho destina-se a aprofundar os estudos anteriormente realizados com Píper divaricatum G.Meyer  através do cultivo in vitro  e uma posterior quantificação dos metabólitos principais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1256344 - ALBERDAN SILVA SANTOS
Presidente - 2769755 - JOYCE KELLY DO ROSARIO DA SILVA
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Notícia cadastrada em: 11/12/2014 13:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2