Notícias

Banca de DEFESA: CARLOS LEONARDO DE ARAGAO ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS LEONARDO DE ARAGAO ARAUJO
DATA: 21/08/2017
HORA: 10:00
LOCAL: CGBS
TÍTULO:

"ANÁLISE DO PERFIL DE EXPRESSÃO DIFERENCIAL DO GENOMA CENTRAL DE Corynebacterium pseudotuberculosis PARA A PROSPECÇÃO DE NOVOS ALVOS TERAPÊUTICOS"


PALAVRAS-CHAVES:

Corynebacterium pseudotuberculosis. Transcriptoma. Genoma central. Transcriptônica. Alvos terapêuticos.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Corynebacterium pseudotuberculosis é um microrganismo Gram-positivo, pleomórfico, intracelular facultativo e agente etiológico de doenças de relevância veterinária, como linfadenite caseosa e linfangite ulcerativa, que afetam diferentes espécies animais e causam danos ao agronegócio mundial. Os fatores de virulência desta bactéria são bem caracterizados, como fosfolipase D e ácidos micólicos. Entretanto, ainda não existem métodos de tratamento efetivos para contornas os impactos causados pelo patógeno. Devido a importância deste organismo, muitas linhagens já foram sequenciadas, e o aumento de genomas depositados em bancos de dados públicos permitiu a execução de estudos relacionados à genômica comparativa, em especial, o pan-genoma, que é constituído de três partes: genoma central, genoma acessório e genes linhagem-específicos. O genoma central consiste em genes que são compartilhados por todas as linhagens analisadas, e eles geralmente codificam proteínas que são essenciais para mecanismos de manutenção das atividades celulares, e esta característica faz deles interessantes objetos de estudo para a busca de novos alvos terapêuticos. Além disto, estudos de transcriptômica foram realizados para analisar a expressão de genes deste patógeno sob as condições de estresse ácido (pH 5), osmótico (2M) e térmico (50ºC). O objetivo deste estudo foi obter o genoma central de C. pseudotuberculosis e analisar o perfil transcriptômico diferencial nas três condições de estresse das linhagens 1002 (biovar ovis) e 258 (biovar equi), disponíveis em bancos de dados públicos para prospectar novos alvos terapêuticos. O programa PGAP foi usado para analisar o genoma de 57 linhagens depositadas no NCBI. Os genes diferencialmente expressos foram identificados pelos protocolos dos programas TopHat e Cufflinks, considerando umas expressão mínima de duas vezes em relação à condição controle. A anotação funcional do genoma central foi executada pela ferramenta GO feat. Os candidatos que apresentaram expressão diferencial foram selecionados para análises de interação proteína-proteína e modelagem molecular. O pan-genoma da espécie possui 6243 genes, os quais 897 (14,3%) pertencem ao genoma central. Foram identificados sete genes alvo diferencialmente expressos (panC, tlyC, dps, secE, hemK, bioY e bioM) com funções relacionadas à virulência da bactéria. Destes, o gene dps, que codifica uma proteína relacionada à proteção do DNA perante estresses obteve elevados índices de expressão (fold change = 6,16 e 7,63) na condição ácida e bons resultados de modelagem, com 55.4% de identidade com a estrutura-molde, como um excelente alvo terapêuticos em C. pseudotuberculosis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2012979 - ADRIANA RIBEIRO CARNEIRO
Interno - 1902138 - AGENOR VALADARES SANTOS
Externo ao Programa - 2260881 - RAFAEL AZEVEDO BARAUNA
Interno - 1913763 - ROMMEL THIAGO JUCÁ RAMOS
Notícia cadastrada em: 18/08/2017 10:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2