Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA DORIA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA DORIA DOS SANTOS
DATA: 22/02/2017
LOCAL: Sala SAT-02

Avaliação da resposta microbicida contra micobactério após indução da modulação de constituintes bioativos da parede celular pelo consumo de colesterol

Tuberculose;Glicoconjugados;Lipomanana;Lipoarabinomanana;Colesterol;Infecção;Macrófagos;Granuloma.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A tuberculose é uma doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que infecta macrófagos alveolares, desenvolvendo granulomas que comprometem a fisiologia pulmonar. O sucesso da infecção está relacionado com o acúmulo de colesterol na célula hospedeira, conferindo uma fonte alternativa de energia e carbono para manter o bacilo viável no interior do granuloma pulmonar. Resultados preliminares do nosso grupo de pesquisa têm revelado que o cultivo in vitro de Mycobacterium smegmatis (espécie saprofítica) em meio Mínimo (MM) favorece o consumo de colesterol pelo bacilo, promovendo a modulação de sua fisiologia, modificando sua arquitetura e consecutivamente o perfil hidrofóbico da parede celular, sem promover variações no padrão de resistência e sensibilidade a antibióticos. Estes resultados sugerem que condições nutricionais adversas podem modular a biossíntese de constituintes bioativos da parede celular, fazendo parte da adaptação do bacilo ao novo microambiente no interior da célula hospedeira infectada. Desta forma propomos investigar a relevância da nova arquitetura da parede celular para o desenvolvimento dos mecanismos modulatórios que burlam a resposta microbicida do macrófago infectado, proporcionando a formação do granuloma, sobrevivência e multiplicação do bacilo. Após a confirmação da modulação de constituintes da parede celular pelo cultivo em meio mínimo (MM), utilizamos o modelo in vitro de infecção de macrófagos (J774.A1) por Mycobacteruim smegmatis. Avaliando unidades formadoras de colônias (UFC), e a viabilidade de macrófagos pelo método do MTT, após 6 e 12 horas de infecção, observamos diminuição da capacidade microbicida do macrófago quando a infecção foi realizada por bacilos após consumir colesterol, por outro lado estes bacilos induziram diminuição da viabilidade dos macrófagos infectados, quando comparados aos demais grupos. Devido estes resultados, escolhemos utilizar para os demais experimentos o tempo de 12 horas de infecção. Para verificarmos a formação de estruturas semelhantes a granulomas in vitro, os macrófagos infectados foram corados pelo método de Ziehl-Neelsen, revelando um interessante perfil de ativação e migração dos macrófagos em todos os grupos, caracterizando o comportamento dessas estruturas in vitro. Essas estruturas também foram contabilizadas e seu tamanho total e central foi medido, os grupos cultivados em meio Mínimo apresentaram uma quantidade maior que os cultivados em meio Middlebrook 7H9, porém nas medições notou-se uma significativa diferença entre esses grupos, onde a média de ambas as áreas sendo menores para os grupos cultivados em meio Mínimo.  Assim, nossos dados preliminares sugerem que as condições de cultivo em MM, que favorece o consumo de colesterol e mudanças significativas na parede celular bacteriana, estabelecendo o desenvolvimento de granulomas e disseminação do bacilo, característica da Tuberculose.

Externo à Instituição - ANA PAULA DRUMMOND RODRIGUES
Externo ao Programa - 2568062 - BARBARELLA DE MATOS MACCHI
Presidente - 327182 - JOSE LUIZ MARTINS DO NASCIMENTO
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER