Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE SALGADO DE SOUSA

DISCENTE: DANIELE SALGADO DE SOUSA
DATA: 26/10/2016
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Aplicação de técnicas avançadas na investigação da atividade da atividade antileishmania do 5-hidroxi-2-hidroximetil-γ-pirona produzido em cultivo submerso de Aspergillus flavus.

Palavras-chave: Leishmanioses. Ácido kójico. Modelagem molecular. GP63. Acoplagem molecular.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

As leishmanioses constituem um complexo de enfermidades que atingem o homem, causadas por protozoários parasitas de mais de 20 espécies de leishmania, que são transmitidas aos seres humanos pelo repasto sanguíneo de insetos hematófagos conhecidos como flebotomíneos. No Brasil, o maior número de casos é registrado nas regiões Norte e Nordeste. Para todas as formas de leishmanioses, o tratamento de primeira linha no Brasil se faz por meio do antimoniato de meglumina. Outras drogas, utilizadas como segunda escolha, são a anfotericina B e a pentamidina. Todas estas drogas têm toxicidade considerável, são caras e requerem um longo período de tratamento. Novas drogas isoladas de plantas e micro-organismos têm demonstrado ação leishmanicida como é caso do 5-hidroxi-2-hidroximetil-γ-pirona (ácido kójico); uma molécula já conhecida com a aplicação na indústria de cosméticos, mas que não apresenta suas atividades biológicas totalmente conhecidas. Este trabalho busca investigar um metabolito produzido por fungo filamentoso em cultivo submerso e a relação de sua estrutura molecular com atividade leishimanicida, principalmente utilizando técnicas avançadas descritas como ferramentas da mecânica quântica. Por este aspecto estudos in silico serão de fundamental importância para realização do acoplamento molecular, onde será possível investigar a capacidade que a molécula tem de inibir enzimas que estejam relacionadas a leishmaniose. O direcionamento deste trabalho é a obtenção de modelos que sejam capazes de explicar através das propriedades químico-quânticas destas biomoléculas afim de comprovar se essa molécula é imunomoduladora ou não, sendo assim, será possível contribuir no desenvolvimento e otimização de novos candidatos á fármacos com atividade antileishmania com perspectivas comercias. Resultados prévios demonstram a afinidade do ligante (ácido kójico) a um determinado sítio de ligação da GP63, assim como prediz as distâncias estabelecidas entre ligante, aminoácidos e átomo de zinco do sitio catalítico da GP63.

Presidente - 1372427 - EVONNILDO COSTA GONCALVES
Interno - 1813553 - LUIS ADRIANO SANTOS DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - NELSON ALBERTO NASCIMENTO DE ALENCAR
Notícia cadastrada em: 25/10/2016 15:18