Notícias

Banca de DEFESA: JULIANA VIEITAS VALENTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA VIEITAS VALENTE
DATA: 29/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala LM-04
TÍTULO:

“EFEITO DO MEIO CONDICIONADO COM CÉLULAS TRONCO MESENQUIMAIS DERIVADAS DE TECIDO ADIPOSO NA MATURAÇÃO IN VITRO DE ÓCITOS BOVINOS”.


PALAVRAS-CHAVES:

Reprodução animal, células tronco, produção in vitro de embriões


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A produção in vitro de embriões (PIVE), se tornou umas das biotecnologias voltadas à reprodução de bovinos que vem se difundido a cada ano, tendo como objetivo acelerar a produção de animais geneticamente superiores e aprimorar os conhecimentos científicos da espécie estudada. Porém, as taxas de produção de embrião obtidas in vitro ainda são inferiores quando comparadas com as taxas in vivo o que sugere que a técnica da PIVE ainda precisa ser estudada e aperfeiçoada. O objetivo do trabalho é aprimorar a técnica de PIVE através do uso de meio de maturação (MIV) condicionado pelas células tronco mesenquimais, uma vez que as mesmas possuem a capacidade imunomoduladoras e secretoras de biomoléculas. O estudo contou com duas etapas: Cultivo de células tronco mesenquimais derivadas de tecido adiposo (MSC-ad) bovino (Bos taurus indicus) e a produção in vitro de embriões bovinos. As MSC-ad foram cultivadas até a passagem três (P3), onde o meio de cultivo celular foi substituído pelo de MIV e permaneceu sobre condicionamento por 24, 48 e 72 horas, após cada tempo o meio foi retirado, aliquotado e congelado a -200C. O meio era descongelado e suplementado com hormônios horas antes de iniciar a PIVE para servir como meio de maturação para oócitos bovinos. Os resultados foram analisados por ANOVA e pós-teste de Fisher adotando nível de significância de 5%. As taxas de maturação nuclear clivagem, formação e eclosão de blastocisto não se diferenciais entre os grupos experimentais congelados, porem observamos diferença ao comparamos com meio de MIV fresco, sugerindo que as biomoléculas secretadas pelas células tronco MSC-ad no meio de MIV contribuíram para igualdade dos resultados entre os grupos experimentais, porém foram inferiores ao meio de MIV fresco usual do laboratório. Estudos devem ser realizados para avaliar os níveis dos fatores de crescimento, citocinas e quimiocinas secretadas no meio de MIV.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1747255 - MOYSES DOS SANTOS MIRANDA
Interno - 2434806 - CHUBERT BERNARDO CASTRO DE SENA
Externo ao Programa - 1358305 - SIMONE DO SOCORRO DAMASCENO SANTOS
Externo à Instituição - Nathalia Nogueira da Costa de Almeida
Notícia cadastrada em: 19/07/2016 10:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2