Notícias

Banca de DEFESA: ANDERSON BENTES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON BENTES DE LIMA
DATA: 03/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: SAT 03
TÍTULO:

“AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE IBUPROFENO INTERCALADO EM NANOCARREADORES DE HIDRÓXIDOS DUPLOS LAMELARES PARA SISTEMA CONTROLADO DE LIBERAÇÃO DE DROGAS”


PALAVRAS-CHAVES:

Carreadores de fármacos, Hidróxidos Duplos Lamelares, Ibuprofeno


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Os Hidróxidos de duplos lamelares (HDL) são formados por cátions de magnésio e alumínio intercalados com anti-inflamatório ibuprofeno tem sido preparado com êxito pelo método de co- precipitação. Normalmente, esses materiais são aplicados para a libertação controlada de fármacos. O objetivo deste estudo foi avaliar a citotoxicidade de HDL nas células do sangue e avaliar a biodisponibilidade de duas amostras de ibuprofeno(IBU) incorporados aoHDL(HDL-IBU1 e HDL-IBU2) utilizando modelos denocicepção. Para oteste in vivo emcamundongos Swissusamosalbinemasculino (6-8 semanas).Os protocolosexperimentais foram aprovadospelo Comitê de ÉticaemPesquisa comAnimais Experimentais(CEPAE) da Universidade Federal doPará (UFPA-CEPAE: 124-13). Para o ensaio dehemólisede testeenocicepção. Foi avaliado oefeitohemolíticodeHDL. Oseritrócitosforam isoladosepurificado portrêslavagenssucessivas comsolução salina. AscélulasforamincubadascomoHDLa 250μg/ml. Os controlos forampreparados da mesmamaneira que as amostrasacimados eritrócitos, excepto a adição deTriton-X (controle positivo) e DMSO(controle negativo) em vezdeasHDL. Após1h de incubaçãoà temperatura ambiente, asamostrasforam centrifugadasparaadetecçãodehemoglobina liberadaa partir deeritrócitoshemolisados. Os resultados não mostraramatividade hemolíticausando nossosHDL. HDL-IBU, IBU, HDLou veículo,foram administradospor gavagema200mg/kg. A amostra HDL-IBU1 foi administrada 2, 24 e 48 horasantes doipinjecçãodeácidoacético a0,6%, enquanto que a amostra HDL-IBU2 foi administrada 48 e 72 horas antes do estímulo nociceptivo. A amostra 1 diminuiuonúmerode contorçõesem2, 24 e 48horas. Enquanto que a amostra 2 diminuiu o estímulo álgico em 48 e 72 horas. Diferentemente doIbuprofeno sem carreador, o qualdiminuiuonúmerode contorçõesem apenas 2horas.Osresultados daliberação in vivode drogasrevelaram queocompostos HDL-IBU1 e HDL-IBU2sãobiomateriaisem perspectivapara a aplicaçãopotencialcomosistemas de liberaçãocontrolada de fármacos, por manteremoefeitoantinociceptivoaté 72 horascomapenas uma dose.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327182 - JOSE LUIZ MARTINS DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2777283 - LUANA MELO DIOGO DE QUEIROZ
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Interno - 1834343 - MARCOS ANICETE DOS SANTOS
Externo à Instituição - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Notícia cadastrada em: 03/02/2016 11:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1