Notícias

Banca de DEFESA: ROGERIO DA CUNHA BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROGERIO DA CUNHA BRITO
DATA: 27/11/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala SAT-05, ICB.
TÍTULO:

“PRODUÇÃO DE ÉSTERES ETÍLICOS UTILIZANDO REJEITO DO PROCESSO DE NEUTRALIZAÇÃO DO ÓLEO DO BURITI, MARACUJÁ E CASTANHA-DO-PARÁ”


PALAVRAS-CHAVES:

Rejeito. Óleos Vegetais.Buriti.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A produção de biodiesel através de fontes de biomassa surge como uma alternativa de energia limpa e renovável, buscando substituir o diesel derivado do petróleo, fontes de energia fóssil e não renovável com prazo futuro de esgotamento. Essa biomassa é um rejeito do processo de neutralização do óleo de buriti também conhecida como borra de neutralização, durante esta etapa, o óleo ora degomado é neutralizado através de uma solução alcalina para a liberação daglicerina que se encontra na forma de glicerídeos. Então a borra resultante é acidificada para obtenção de um concentrado de graxos livres, após esta etapa há formação de três fases: óleo ácido, emulsão oleosa e aquosa ácida, sendo a fase do óleo ácido a de interesse pela presença dos ácidos graxos. Neste trabalho, realizou-se a caracterização da borra de buriti visando quantificar a massa molar total desta borra através do somatório das massas molares de cada ácido graxo presente na borra bruta obtendo uma MM de 276,34g/mol. Para a reação de acidulação foi utilizado ácido sulfúrico concentrado deixado em meio reacional por 50 min objetivando a maior conversão em ácidos graxos livres. Entretanto para a reação de esterificação utilizou-se o etanol como reagente e o ácido sulfúrico como catalisador 5% (em relação massa do óleo), sendo a razão molarborra:etanol 1:6, variando o tempo da reação em 60min, 90min e 120min. A combinação desses parâmetros resultou em 3 reações. Dentre as condições reacionais estudadas a razão molar 1:6 no tempo de 60min atingiu o objetivo. A reação ocorreu em temperatura de 90ºC±3.Determinou-se o índice de conversão dos ácidos graxos livres e dos ésteres etílicos através de titulação, obtendo os valores 88,9% e 90,4% respectivamente. Determinou-se o teor de cinzas da borra de buriti obtendo um valor de 4,8%. Esse material é o resíduo que está presente na emulsão oleosa e/ou no efluente (água ácida) após a acidulação da borra e obtenção dos ácidos graxos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Presidente - 1813553 - LUIS ADRIANO SANTOS DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1902704 - LUIZA HELENA DE OLIVEIRA PIRES
Externo ao Programa - 1903907 - SIMONE DE AVIZ CARDOSO
Notícia cadastrada em: 26/11/2015 14:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1