Banca de DEFESA: ANDERSON MORAES DA SILVA

DISCENTE: ANDERSON MORAES DA SILVA
DATA: 10/06/2022
LOCAL: Google Meet:

BIOPROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DO CRESCIMENTO DE PLANTAS ASSOCIADAS À RAIS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L. Cultivar Bragantina).

Pimenta-do-Reino. Biofertilizante. Bactérias Promotoras do Crescimento de Plantas. Biocontrole. Fusariose.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) é a mais comum especiaria consumida mundialmente e uma das principais commodities da pauta de exportações do estado do Pará. No entanto, a elevada exigência nutricional desta cultura, associada a baixa fertilidade natural dos solos nas principais regiões produtoras do Brasil e o aparecimento de doenças fitossanitárias, levam ao aumento da aplicação de fertilizantes e defensivos para garantir crescimento vigoroso e produtividade elevada. O uso de Bactérias Promotoras do Crescimento de Plantas (BPCPs) vem sendo muito estudado em culturas de importância econômica por otimizarem a quantidade e qualidade dos vegetais, atuando como bioestimulantes, biofertilizantes e biocontroles. Logo, este trabalho tem por objetivo isolar e identificar bactérias associadas à raiz de Piper nigrum e avaliar sua aplicação como bactérias promotoras do crescimento (BPC) para uso em biofertilizantes. Utilizaram-se mudas de P. nigrum cv. Bragantina do município de Baião e o isolamento e avaliação para características de PCP foram realizados no Laboratório do Centro de Genômica e Biologia de Sistemas da Universidade Federal do Pará (CGBS/UFPA). A partir do isolamento de bactérias da raiz de pimenteira-do-reino, os isolados foram caracterizados por Gram, utilizando kit comercial (Dinâmica, Brasil); e identificados pelo sequenciamento do gene rRNA 16S, utilizando os primers universais 8F e 1492R. Feito isso, os isolados foram avaliados in vitro quanto: a produção de ACC desaminase utilizando meio mínimo DF suplementado com 3 mM de ACC como única fonte de nitrogênio; a capacidade de fixar nitrogênio, por meio da detecção do gene nifH utilizando os primers IGK3 e DVV; e quanto a solubilização de fosfato de cálcio, em placas de Petri contendo o meio NBRIP após 7 dias. A coloração de Gram demonstrou a prepominancia de bactérias Gram-negativas (90,47%), em detrimento das Gram-positivas (9,52%), sendo que todas foram classificadas morfologicamente como bacilo. A caracterização genética permitiu a diferenciação em gêneros. Considerando os ensaios de PCP, dos 21 isolados, um total de 7 isolados foram positivos para a produção de ACC desaminase, 4 isolados amplificaram o gene nifH e apenas 1 isolado não solubilizou fosfato de cálcio. Conclui-se que estes isolados confirmaram habilidades in vitro em produzir ACC desaminase, fixar nitrogênio atmosférico e/ou solubilizar fosfato e podem ser considerados promissoras BPCPs a serem usados em mais estudos biotecnológicos, sobretudo no uso em formulações de biofertilizantes no cultivo de P. nigrum L., além de outras culturas.

Externo ao Programa - 1380780 - CLAUDIA REGINA BATISTA DE SOUZA
Externo à Instituição - ELISA FERREIRA MOURA CUNHA
Interno - 2769755 - JOYCE KELLY DO ROSARIO DA SILVA
Presidente - 2260881 - RAFAEL AZEVEDO BARAUNA