Notícias

Banca de DEFESA: SAMARA BORGES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA BORGES DE SOUZA
DATA: 13/09/2021
HORA: 16:30
LOCAL: Defesa de dissertação por parecer ad hoc
TÍTULO:

Uso de drogas psicotrópicas entre adolescentes: prevalências, fatores de risco e estratégias para prevenção no município de Soure, Pará, norte do Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Epidemiologia; Drogas psicotrópicas; Adolescentes; Promoção da Saúde; Prevenção.

 


PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO:

O uso abusivo de drogas psicotrópicas é um dos fatores que limitam o desenvolvimento saudável do ser humano, tanto no âmbito físico quanto psicossocial. A adolescência é uma fase na vida humana que envolve a passagem da infância supervisionada para a vida adulta independente. Nessa fase, o indivíduo passa por várias mudanças e pode se envolver em situações, as quais podem expor ou potencializar condutas de risco à saúde dos adolescentes como, uso de álcool, tabaco e maconha. No norte do Brasil, o cenário epidemiológico sobre uso de drogas psicotrópicas ainda é pouco conhecido, principalmente no arquipélago do Marajó, uma área que concentra muitos municípios com índice desenvolvimento humano baixo e muito baixo. Desse modo, este estudo identificou importantes informações epidemiológicas sobre uso de drogas psicotrópicas (álcool, tabaco e maconha) entre adolescentes estudantes no município de Soure, Pará, norte do Brasil, assim como detectou e indicou estratégia para prevenção ao uso de drogas psicotrópicas a ser utilizada no ambiente escolar. O presente estudo transversal, de natureza quantitativa e amostragem por conveniência (não-probabilística), foi composto de dados fornecidos por adolescentes, frequentadores de turmas do ensino médio em escolas públicas do município de Soure. Por meio de formulário de autopreenchimento, anônimo, foram obtidas informações relacionadas ao desempenho escolar, as características demográficas, condições socioeconômicas e relacionadas ao uso de drogas psicotrópicas (álcool, tabaco e maconha). As prevalências de uso na vida (experimentação) e de uso frequente (nos últimos 30 dias) foram estimadas. Por meio de estatística descritiva e analítica, os fatores associados ao uso na vida e ao uso frequente de drogas psicotrópicas foram identificados. No total, 736 adolescentes estudantes participaram deste estudo. As prevalências de uso na vida (experimentação) de maconha, álcool e tabaco foram 17,7%, 51,1% e 32,3%, respectivamente. As prevalências de uso frequente (últimos 30 dias) foram 7,1%, 22,6% e 19,0%, respectivamente. Diversos fatores foram associados ao uso na vida e uso frequente de drogas psicotrópicas. A influência de pais e de amigos para experimentação ou uso frequente de drogas foi um fator relevante registrado em todos os modelos estatísticos. A maioria dos adolescentes nunca participou de alguma atividade para prevenção ao uso de drogas psicotrópicas na escola. Dentre os poucos adolescentes que participaram de atividade preventiva, a palestra foi a única ação vivenciada. Em suma, elevadas prevalências de uso drogas psicotrópicas (álcool, tabaco e maconha) foram detectadas. Medidas de controle e prevenção, de promoção de saúde em geral, são necessárias e devem estar disponíveis para adolescentes, suas famílias e amigos no município paraense de Soure.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804348 - ALDEMIR BRANCO DE OLIVEIRA FILHO
Interno - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Externo ao Programa - 2178372 - NELANE DO SOCORRO MARQUES DA SILVA
Externo à Instituição - IVETE FURTADO RIBEIRO CALDAS
Notícia cadastrada em: 13/09/2021 17:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1