Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLE DA SILVA SILVA

DISCENTE: GISELLE DA SILVA SILVA
DATA: 24/08/2020
LOCAL: Campus de Bragança - Sala 4, Bloco II - por videoconferência

AS PRÁTICAS PRODUTIVAS AMBIENTAIS E A ESCOLA EM COMUNIDADES COSTEIRAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Comunidades Costeiras; Fazer-Saber; Práticas Produtivas; Escola.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

O estudo ora proposto tem como objeto de debate as práticas produtivas ambientais e suas relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares inseridas nas comunidades tradicionais pertencentes à Reserva Extrativista Marinha (RESEX-Mar) de Tracuateua e à Reserva Extrativista Marinha (RESEX-Mar) de Araí-Peroba, ambas imersas nos ecossistemas costeiros de manguezal, localizadas nos municípios de Tracuateua e de Augusto Corrêa, respectivamente, nordeste do Pará, costa amazônica brasileira. A hipótese preliminar é que as práticas produtivas ambientais não são consideradas na sua totalidade no currículo escolar, em especial, nas práticas pedagógicas das escolas das comunidades tradicionais costeiras, e, quando ocorrem se dão de forma muito pontual. Assim, tem-se como objetivo geral investigar as práticas produtivas ambientais das comunidades costeiras tradicionais do entorno e de dentro das Reservas Extrativistas Marinhas de Tracuateua e Araí-Peroba dos municípios de Tracuateua e Augusto Corrêa, respectivamente, e sua relação com as práticas pedagógicas das escolas localizadas nessas comunidades, em que serão identificadas as principais práticas produtivas ambientais desenvolvidas nas comunidades costeiras tradicionais ligadas às referidas RESEX’s, descrevendo os saberes tradicionais relacionados às práticas produtivas ambientais produzidos e apreendidos nas comunidades em questão. Metodologicamente, a pesquisa recorre às abordagens qualitativa e quantitativa, com as técnicas de observação de campo, estudo documental, entrevistas e registro fotográfico. Quanto aos instrumentos usados na coleta de dados, serão utilizados: o roteiro, o questionário, o caderno de campo, a máquina fotográfica, o gravador de voz e análise documental. A análise de dados ocorrerá por meio da análise de conteúdo das falas dos entrevistados por meio dos questionários, onde as falas mais expressivas concernentes à temática serão tratas com a transcrição parcial ou total e também receberá o tratamento das audiências dos termos linguísticos por meio do Programa IRAMUTEQ. As observações de campo serão tratadas à medida que as falas analisadas precisarem das impressões de pertencimento dos entrevistados, em que também os registros fotográficos e análise documental servirão para confirmar os elementos de conteúdo emitidos nos discursos. A amostragem contará com a seleção de 08 famílias de cada comunidade e 05 professores, com estes, serão utilizados os questionários, e, com aquelas, utilizar-se-ão as entrevista por meio do roteiro. Como resultados preliminares, observou-se nas comunidades que existem vários tipos de práticas produtivas ambientais, são ricas de saberes tradicionais e são transmitidas na maioria das vezes pelas famílias para as novas gerações. Quanto às escolas, nota-se que os saberes sobre as práticas produtivas ambientais são incorporados nas práticas pedagógicas parcialmente, pois ainda prioriza-se a aquisição de conhecimentos que não fazem parte da realidade.

Presidente - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Interno - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 1296134 - MARCUS EMANUEL BARRONCAS FERNANDES