Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ATAÍDE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ATAÍDE DOS SANTOS
DATA: 07/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Bragança
TÍTULO:

Quilombola: Juventude, Identidade, Território.


PALAVRAS-CHAVES:

Identidade - quiolmbola - juventude


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

Este estudo tem como tema central a discussão sobre a construção identitária de jovens em uma comunidade negra rural, no Município paraense de São Miguel do Guamá, e suas implicações na organização social desse grupo. Sendo assim, objetivou-se com essa pesquisa, identificar as concepções e as relações que os jovens moradores da Comunidade Remanescente de Quilombola de Santa Rita de Barreira, no processo de autoreconhecimento, estabelecem com as manifestações culturais, com o trabalho, o lazer, o território, a educação, a religiosidade e os projetos da coletividade, característica essencial no processo de construção da identidade quilombola.

Para tanto, essa investigação abordou as relações e vivências desses jovens dentro do território quilombola, buscando responder algumas indagações: os projetos da coletividade desenvolvidos na comunidade contemplam os anseios[GP1]  coletivos e particulares da juventude? Os jovens quilombolas, da comunidade, se reconhecem como quilombolas? Como se dá o processo de construção da identidade juvenil quilombola? Há uma participação da juventude na dinâmica organizativa, política da comunidade? Como esses jovens concebem as manifestações culturais e a religiosidade? Qual a relação desses jovens com o território? Qual a ideia de trabalho, lazer e educação? Quais os conflitos? Quais as suas atribuições na dinâmica social da comunidade, já que são, em potencial, as futuras lideranças?   


 [GP1]anseios


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327934 - GEORGINA NEGRAO KALIFE CORDEIRO
Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Interno - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Externo ao Programa - 2298520 - CARLOS RENILTON FREITAS CRUZ
Notícia cadastrada em: 16/08/2019 10:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1