Notícias

Banca de DEFESA: CRISTIANE DO SOCORRO GONÇALVES FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE DO SOCORRO GONÇALVES FARIAS
DATA: 23/06/2016
HORA: 10:00
LOCAL: CAMPUS BELÉM
TÍTULO:

UM RIO DE MEMÓRIAS, UM RIO DE HISTÓRIAS: um estudo sobre o imaginário da vila Calheira no rio Canaticu-Curralinho-Marajó-Pá.


PALAVRAS-CHAVES:

Vila Calheira; Águas e matas, Narradores; Imaginário; Cartografia.


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária
RESUMO:

A Calheira é uma vila que se localiza na cidade de Curralinho, cidade pertencente à Ilha do Marajó, na parte em que o Marajó é molhado e labiríntico, dos pescadores de camarão, dos apanhadores de açaí e dos fazedores da farinha de mandioca. O local foi crescendo de acordo com as relações sociais de compadrio, dos casamentos e de trabalho. A relação política também é muito forte. As experiências dos narradores entrevistados sempre foram de uma relação intima e direta com essas matas de igapó e o rio, mas nem sempre harmoniosa. Dessa intimidade quase visceral, surgem narrativas da infância, do trabalho, dos amores, da família. Neste trabalho vou ao encontro do que se conta na vila e traço uma cartografia dessas narrativas a partir das imagens que elas suscitam, advindas das memórias de moradores com mais de 68 anos, tanto homens quanto mulheres, principalmente desse imaginário ribeirinho que pululam de suas memórias e vibram em suas vozes, quase como extensão dessa natureza em momentos de puro devaneio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1505830 - FLAVIO LEONEL ABREU DA SILVEIRA
Externo à Instituição - JOSEBEL AKEL FARES
Interno - 2200566 - PEDRO PETIT PENARROCHA
Externo à Instituição - RENILDA DO ROSARIO MOREIRA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 16/06/2016 10:11
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1