Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEDIANE ARANHA NASCIMENTO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEDIANE ARANHA NASCIMENTO ALVES
DATA: 03/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Bragança
TÍTULO:

 NARRATIVAS DE UMA ESCOLA NO ESPAÇO DO MANGUEZAL: PESCANDO SABERES NA CULTURA DOS ALUNOS E ALUNAS DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

SABERES TRADICIONAIS, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, AMAZÔNIA.


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Ao considerar os saberes tradicionais de uma comunidade local da área costeira, localizada na comunidade em Ajuruteua, no município de Bragança do Estado do Pará, nordeste paraense. Foi criada a partir dos questionamentos vivenciados em sala de aula, uma cartilha de alfabetização e letramento, composta por variados temas relacionados a natureza e a conservação das memórias da comunidade, narradas pelo pescador e cordelista Manoel Ramos. A cartilha foi constituída por vinte e seis cordéis de A à Z, descritas em cada estrofe os detalhes dos conhecimentos e vivências da comunidade aos aprendizes, utilizadas como um material didático- pedagógico complementar em sala de aula. Diante disto questiona-se: quais resultados poderão ser alcançados com a cartilha “Pescando Saberes” em uma turma do Ensino Fundamental da Escola Município? Será que ela atende as necessidades dos alunos e das alunas da turma em questão? Quais seriam os saberes ecológicos que podem ser trabalhados? O que a cartilha representa para estes alunos e alunas? A pesquisa ocorreu na Escola Municipal Domingos de Sousa Melo, localizada na comunidade do Vila do Bonifácio, em uma turma do 5º ano/9 composta por dezenove (19) alunos/as e dois (02) professores da modalidade Educação Jovens e Adultos lotados na referida escola. O percurso metodológico foram a aplicabilidade de um pré-teste, direcionando três professores (convidados e a pesquisadora) a elaborar uma sequência didática a partir da análise das respostas dadas pelo aprendizes e finalizamos a coleta de dados com a aplicabilidade do pós-teste para analisar os resultados que permitissem:  I)Identificar as áreas de conhecimentos que podem ser trabalhadas a partir da cartilha; II) Avaliar a representatividade dos saberes ecológicos locais para alunos e alunas do ensino fundamental de comunidades pesqueiras da Amazônia oriental. III) visibilizar os resultados que a Cartilha “Pescando Saberes” tem no processo de letramento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Interno - 1254398 - JAIR FRANCISCO CECIM DA SILVA
Externo à Instituição - ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA
Externo à Instituição - NIVIA MARIA VIEIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 02/10/2023 17:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2