Banca de DEFESA: HELGA SAMARA FERREIRA BRAUN

DISCENTE: HELGA SAMARA FERREIRA BRAUN
DATA: 30/09/2023
LOCAL: Campus Universitário de Bragança - Sala PPLSA, Bloco II - Google meet

O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS À CULTURA ACADÊMICA NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA/UFPA, NORDESTE DO PARÁ

Estudante Quilombola; Cultura Acadêmica; Adaptação.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

O presente estudo traz à tona estudo sobre o processo de adaptação de estudantes quilombolas que ingressam no ensino superior por meio do sistema de cotas na Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Objetivou-se investigar as possibilidades adaptativas à cultura acadêmica no Campus de Bragança. Nesse sentido, emergiu a seguinte pergunta: como a cultura acadêmica e a identidade dos universitários quilombolas são obstáculos para a adptação ao meio acadêmico? A escolha da temática foi motivada por minha experiência profissional, pois, além de ter sido professora substituta nos cursos de Pedagogia, História, Letras, Biologia e Ciências Naturais, nos Campi de Bragança, Capanema e Capitão Poço, sou psicóloga e trabalho há quatro anos em um hospital, no município de Bragança, que possui 23 leitos de retaguarda em saúde mental e tenho acompanhado a internação de vários estudantes universitários, bem como atendido, em consultório, demandas de estresse, ansiedade, depressão e ideações suicidas e, ao longo desse tempo, pude constatar, através da escuta profissional, que muitos desses acadêmicos, relataram sofrimento psíquico decorrentes das mudanças advindas da experiência universitária. A abordagem metodológica de pesquisa é a qualitativa, no campo da pesquisa social. A área de estudo esteve concentrada no Campus Universitário de Bragança, local em que os(as) estudantes quilombolas estão concentrados(as) nos seus respectivos cursos de graduação. Os dados foram coletados por meio do questionário produzido na plataforma google forms. Para a análise, optou-se pela Análise de Conteúdo (AC), visando compreender os elementos simbólicos da discursividade e sua produção de sentido, relacionado à linguagem, à história e ao contexto territorial dos pesquisados. Os principais resultados apontaram que a maior dificuldade está no processo de leitura, escrita e interpretação de textos, assim como às metodologias aplicadas por docentes no processo didático-pedagógica no ensinar e aprender e as relações interpessoais entre docentes e estudantes e estudantes e estudantes não quilombolas. A principal conclusão é de que o processo de adaptação à cultura acadêmica é determinada por muitos fatores, desde a qualidade da oferta da educação básica até o sua saída e chegada a territórios novos.

Presidente - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1705980 - SILVIA HELENA BENCHIMOL BARROS
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 28/09/2023 17:11