Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVYANNE RIBEIRO DAS MERCES NEVES

DISCENTE: VIVYANNE RIBEIRO DAS MERCES NEVES
DATA: 25/09/2023
LOCAL: Sala do PPLSA

REPRESENTAÇÕES EM CULTURA MATERIAL ESCOLAR NAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ: UEPA e UFPA (2013 – 2022)

Cultura material escolar; representações; História da Educação no Pará;
catalogo digital.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O presente estudo teve como foco de investigação as representações em cultura material escolar nas teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UEPA e UFPA, entre os anos de 2013 e 2022. Com o intuito de ampliar a visibilidade e estimular o interesse na exploração desse campo de pesquisa na História da Educação do Pará, mais especificamente, o estudo se propôs a mapear as produções científicas do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD e dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UEPA e UFPA; catalogar as produções científicas sobre cultura material escolar com conceitos basilares na Nova História Cultural (representações, práticas e apropriações); analisar as teses e dissertações sobre cultura material escolar nos dois Programas de Pós-Graduação, com vistas à construção de um catálogo digital de representações em cultura material escolar do Estado do Pará, como fonte de informação. Metodologicamente a pesquisa se insere no campo da História da Educação, tendo como abordagem a Nova História Cultural (NHC), compreendendo a cultura material escolar nas representações teóricas de Roger Chartier (1990;1991). Esse enfoque teórico e metodológico favorece a representação dos objetos escolares, ao mesmo tempo em que aborda as práticas culturais, os indivíduos envolvidos e a materialidade desses objetos, enquanto constituintes de cultura. A técnica de análise dos dados foi operacionalizada pelos conceitos chaves das representações, práticas e apropriações presentes nessas produções científicas, as quais irão subsidiar a identificação dos sujeitos escolares, artefatos escolares e as respectivas instituições escolares do Estado do Pará, na forma de um catálogo digital que proporcionará várias fontes de informação sobre a História da Educação Paraense. Os resultados preliminares constataram a existência de quatro dissertações no PPGED/UEPA, e no PPGED/UFPA, sete teses e uma dissertação. As dissertações e teses analisadas trouxeram como evidência diferentes tipos de objetos, sujeitos e instituições escolares que possibilitaram a produção de dois Catálogos Digitais de Representações da cultura material do Estado do Pará.

Presidente - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Externo à Instituição - CESAR AUGUSTO CASTRO
Externo à Instituição - MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO GOMES AVELINO DE FRANÇA