Banca de QUALIFICAÇÃO: JARDEL PEDRO DOS REIS COSTA

DISCENTE: JARDEL PEDRO DOS REIS COSTA
DATA: 26/09/2023
LOCAL: Sala do PPLSA

CULTURA MATERIAL DE OLEAGINOSAS COMO PROPOSIÇÃO DE CURRÍCULO CULTURAL PARA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PADRE PAULO COROLLI, EM BRAGANÇA – PA

Cultura material; formação permanente de professores; currículo cultural.

ÁREA: Educação

A Amazônia paraense é um dos mais importantes recantos deste imenso território brasileiro, detentora de uma impetuosa biodiversidade, história, tradição e cultura. Compõe seu território um grande número de comunidades tradicionais que se destacam pela gama de manifestações culturais que as praticam em seus cotidianos e, com isso, se firmam como espaço matriz de criação e perpetuação de diferentes traços culturais, sejam materiais ou imateriais.  Nesse sentido, em certas comunidades tradicionais, a exemplo da comunidade de Cearazinho, localizada às margens da BR 308, na região bragantina, existe a Cooperativa Mista de Agricultores, Familiares e Extrativista dos Caetés-COOMAC, que trabalha com o extrativismo de sementes de oleaginosas. Subjacente a isso, o objetivo deste estudo é compreender a interface entre a cultura material de oleaginosas da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares e Extrativistas dos Caetés (COOMAC) e o currículo da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Padre Paulo Corolli, em Bragança-PA. Dessa forma, o objeto de estudo, ora delimitado, recai sobre os artefatos culturais regionais e industriais empregados na produção do óleo, com os quais se fará a formação permanente de professores e por conseguinte, a tessitura do currículo cultural escolar. Quanto às literaturas basilares utilizadas na feitura do repertório teórico e legitimidade científica deste conhecimento são: Chartier (1987), Burke (2021), Hunt (1992), Geertz (1926 - 2019), Certeau (2012, 2013, 2020), Le Goff (2013), Escolano (2017), Miller (2013), Funari (1998), Maciel, Neves e Júnior (2020), Lopes e Macedo (2011), Moreira e Candau (2014), Silva (2022), Freire (1921, 1985, 1987, 2008), dentre outros. Para a análise dos dados, utilizou-se da abordagem teórica e metodológica da Nova História Cultural (NHC). O tipo de pesquisa é de campo efetuada na COMAC e etnográfica no contato com os professores durante a formação permanente.  Utilizou-se a técnica de coleta de dados com o uso do roteiro de entrevista semi-estruturado e do gravador de voz, com transcrição das falas dos entrevistados. Na análise de dados, é utilizada os conceitos chaves da CNH da Apropriação, Práticas e Representações. Por fim, os resultados preliminares evidenciaram que desde a fundação da COOMAC no ano de 2010, os extrativistas utilizam de diferentes artefatos no processo de fabricação dos óleos de Andiroba, Buriti, Coco e da Castanha-do-Pará, esses saberes, serão base para o constructo do currículo escolar na Amazônia bragantina.

Presidente - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Interno - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Externo à Instituição - RAFAEL MARQUES GONÇALVES
Externo à Instituição - TIAGO TENDAI CHINGORE