Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMERSON LOPES VIEIRA

DISCENTE: JAMERSON LOPES VIEIRA
DATA: 25/09/2023
LOCAL: Sala do PPLSA

CULTURA MATERIAL DO BIOENERGÉTICO E A PROPOSIÇÃO DO CURRÍCULO NA AMAZÔNIA CAPANEMENSE

Bioenergético; Cultura Material; práticas culturais; saberes do corpo.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Esta dissertação se materializa a partir da pesquisa que versa sobre a Cultura Material do Bioenergético e as proposições para o currículo na Amazônia Capanemense. Está vinculada à linha de pesquisa Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Tem como objetivo central compreender a cultura material do Bioenergético, enquanto proposição do currículo cultural para a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia Capanemense, contribuindo para dar visibilidade sobre a produção, usos e apropriação dos artefatos utilizados no Bioenergético, permitindo que professores e alunos se reconheçam enquanto sujeitos do currículo escolar. O quadro conceitual que fundamenta o estudo ancora-se nos seguintes autores: Certeau (2014, 2021), Candau (2008), Miller (2013), Freire (1982), Menezes (1983), Burke (2004, 2010, 2021), dentre outros autores. A metodologia utilizada traz como abordagem a Nova História Cultural – NHC, por isso transitamos pelas análises bibliográfica e documental, utilizando as seguintes fontes de pesquisa: o Ementário Preciosinas, Trabalhos de conclusão de curso, Livros biográficos da Madre Maria Bucchi e o livro sobre a História das irmãs dos Preciosíssimo Sangue no Brasil. A pesquisa de campo possibilitou o encontro com os sujeitos no espaço do Bioenergético, já a pesquisa etnográfica escolar, permitirá o contato com os professores da EJA. Utilizamos o roteiro de entrevista com duas irmãs, uma terapeuta, e com o padre disseminador do método bioenergético. A técnica de análise dos dados tem como base as estratégias, táticas e a epistemologia das práticas culturais em Michael De Certeau. Desse modo, os loci da pesquisa são o espaço Bioenergético e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Natividade. Os resultados preliminares possibilitaram compreender a história da Congregação do Preciosíssimo Sangue, desde as vivências de Maria Bucchi, fundadora da Congregação na Itália, passando pela história da congregação em outros países, até os dias atuais, como também a constituição histórica do Bioenergético em Capanema. Os saberes e práticas desempenhados pelas irmãs e terapeutas, relacionados aos usos dos artefatos culturais do Bioenergético, no contato com os corpos para o diagnóstico e tratamento das enfermidades, reverberam em saberes das plantas, saberes do corpo, saberes da vida e saberes de cura: um conjunto que gera currículos na Educação de Jovens e Adultos, na Amazônia capanemense.

Presidente - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Interno - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - DIANA GONÇALVES VIDAL
Externo à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA