Banca de DEFESA: LYDIANE RODRIGUES DE AMORIM

DISCENTE: LYDIANE RODRIGUES DE AMORIM
DATA: 31/08/2023
LOCAL: SALA DA VÍDEO CONFERÊNCIA

PRÁTICAS CORPORAIS DE PROFESSORES (AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MODULAR RURAL EM ESCOLAS ÀS MARGENS DOS RIOS E FUROS NA AMAZÔNIA MARAJOARA

Escolas das águas. Práticas corporais. Educação Física. Escolas às margens dos rios e furos de Breves. Amazônia Marajoara.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A temática desta pesquisa de Mestrado investiga as práticas corporais de professores (as) de Educação Física em Escolas às margens dos rios e furos da Rede Municipal de Breves na Amazônia Marajoara. Esse contexto de Escolas das águas se justifica por que é na Organização do Sistema de Ensino Modular Rural que atuam os (as) docentes do componente curricular Educação Física. A pesquisa apresenta o problema como fenômeno social a ser investigado, portanto busca investigar, de que forma os (as) professores (as) de Educação Física desenvolvem as práticas corporais em escolas das águas que estão às margens dos rios e furos na Amazônia Marajoara? Tendo como objetivo geral analisar as falas de professores (as) de Educação Física do Sistema de Ensino Modular Rural sobre as práticas corporais desenvolvidas em escolas às margens dos rios e furos, no município de Breves, na Amazônia Marajoara. O caminho metodológico é baseado no método interacional que segundo Gatti (1999) são estudos que abordam o cotidiano na relação com o contexto escolar, e do tipo de abordagem qualitativa por se tratar do fenômeno social, que segundo Chizzotti (2006), todas as pessoas que participam da pesquisa são reconhecidas como sujeitos que elaboram conhecimentos e produzem práticas no dia a dia, a pesquisa também é documental. O documento analisado é o Documento Curricular da Rede Municipal de Breves para o Ensino Fundamental. Para a coleta de dados optou-se pela técnica da entrevista semiestruturada e o uso de fotografias de espaços escolares que são utilizados para o desenvolvimento das práticas corporais de professores (as) e os estudantes do Sistema de Ensino Modular de Breves. Tomou-se como instrumento de análise dos dados, as técnicas com base na Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). Os resultados da pesquisa mostram, principalmente, que há um único Documento Curricular, voltado tanto a educação escolar urbana, quanto a educação rural das águas de escolas as margens dos rios e furos, fazendo com os (as) professores (as) criem estratégias de adaptação das práticas corporais o conforme o contexto social de cada escola do Sistema de Ensino Modular Rural ou até mesmo o não desenvolvimento de práticas corporais indicadas no Documento Curricular da Rede Municipal de Breves para o Ensino Fundamental e o documento normativo como a Base Nacional Comum Curricular, devido falta de material pedagógico esportivo, quadra esportiva, estrutura física das escolas do Sistema de Ensino Modular Rural. A pesquisa, portanto, conclui que há nas falas de professores (as) um indicativo de denúncia, da necessidade de ação e reflexão sobre a construção de um currículo para as escolas das águas. Além, da ausência de políticas públicas direcionadas para o Sistema de Ensino Modular Rural.

Presidente - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Interno - 690.063.932-15 - MARCELO DO VALE OLIVEIRA - UFPA
Interno - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2269261 - SERGIO WELLINGTON FREIRE CHAVES