Banca de DEFESA: GESSE ANTONIO DA SILVA CONDE

DISCENTE: GESSE ANTONIO DA SILVA CONDE
DATA: 29/08/2023
LOCAL: UFPA-PPLSA

CURTAS-METRAGENS AMAZÔNICOS: POSSIBILIDADES PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Filmes deAnimação, Formação de professores, Currículo, Educação Básica, Amazônia.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

A utilização de filmes de animação como recurso didático tem sido cada vez mais explorada em sala de aula, nos mais variados campos do conhecimento, e tem contribuído para a participação mais ativa dos estudantes em sala de aula, uma vez que eles costumam ter boa aceitação desse tipo de metodologia. A inserção da Educação Ambiental no currículo escolar busca promover a ampliação das relações que podem ser estabelecidas com o ambiente, promovendo a constituição de sujeitos críticos, que possam problematizar e refletir sobre suas escolhas e avaliar suas consequências. A presente pesquisa se propõe a discutir o potencial de curtas metragens de animação, produzidos na região amazônica, para explorar questões ambientais na Educação Básica, visando despertar o interesse e sensibilizar estudantes em relação ao contexto socioambiental no qual estão inseridos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter interdisciplinar, inserida no campo das linguagens e saberes na Amazônia, mais especificamente na linha de Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia. Selecionamos cinco animações que fazem parte do acervo da Cinemateca Paraense: Cadê o verde que estava aqui? (2004); O menino urubu (2006); O rapto do peixe-boi (2009); A onda – Festa na pororoca (2003) e A revolta das mangueiras (2004), que foram apresentados a professores estagiários vinculados a dois programas de iniciação à docência:  PIBID e Residência Pedagógica, para que pudessem avaliar o potencial desse material em sala de aula. Nesse caminho, foram elaborados roteiros, relacionando os principais conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (ZABALA, 1998) selecionados após a análise dos curtas metragens a partir da oficina “curtas-metragens de animação para discutir educação ambiental” na qual os filmes foram apresentados e discutidos. Em seguida, para avaliar o potencial dessa metodologia, responderam os professores estagiários responderam a um questionário semiestruturado com cinco perguntas. A organização e análise dos dados obedeceram às etapas descritas para análise de conteúdo de Bardin (2016). Participaram da Oficina 20 professores estagiários e foram elaborados cinco roteiros, um para cada curta metragem. De uma forma geral o material produzido ao longo da oficina levanta questões ambientais muito importantes, tais como: descarte correto de resíduos sólidos, aterro sanitário, biodiversidade, desmatamento, uso sustentável dos recursos naturais, linguagem regional (sotaque), identificação de espécies, poluição (ar, solo, água), conceito dos “Sete erres”, planejamento urbano e responsabilidades sobre o patrimônio público. Em relação ao potencial dos curtas metragens para Educação Ambiental os professores estagiários sinalizam que, embora não tivessem conhecimento desse material em particular, ele se mostra promissor por ser um instrumento que permite discutir as questões ambientais a partir de um contexto familiar ao estudante. Podemos dizer que esta pesquisa, além de visibilizar parte da produção cinematográfica regional contribuiu para a produção de conhecimento na área das Ciências Humanas, mais especificamente no campo do currículo e da formação de professores, produzindo material didático que pode ser utilizado em sala de aula para potencializar o processo de ensino-aprendizagem na região amazônica.

Presidente - 2205806 - SANDRA NAZARE DIAS BASTOS
Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Externo ao Programa - 1627374 - DIONISO DE SOUZA SAMPAIO
Externo ao Programa - 2628262 - ROSIGLEYSE CORREA DE SOUSA