Banca de QUALIFICAÇÃO: LYDIANE RODRIGUES DE AMORIM

DISCENTE: LYDIANE RODRIGUES DE AMORIM
DATA: 16/08/2023
LOCAL: SALA DA VÍDEO CONFERÊNCIA

PRÁTICAS CORPORAIS DE PROFESSORES (A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS ÀS MARGENS DE RIOS E FUROS NA AMAZÔNIA MARAJOARA

Palavras-chave: Práticas corporais. Educação Física. Escolas às margens de rios e furos. Amazônia Marajoara.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A temática desta pesquisa de Mestrado é a respeito das práticas corporais de professoras (es) de Educação Física em Escolas às margens de rios e furos da rede municipal de Breves na Amazônia Marajoara. Este contexto de Escolas das águas se justifica por que é na Organização do Sistema de Ensino Modular Rural que atuam os docentes do componente curricular Educação Física. A pesquisa apresenta o problema como fenômeno social a ser investigado, portanto busco investigar de que forma os professores (as) de Educação Física desenvolvem as práticas corporais em escolas das águas que estão às margens dos rios e furos na Amazônia Marajoara? Tendo como objetivo geral: analisar nas discursividades de professores (as) de Educação Física, as práticas corporais desenvolvidas em escolas às margens de rios e furos, no município de Breves, na Amazônia Marajoara. E, como objetivos específicos: identificar nas falas de professores (a) as práticas corporais desenvolvidas no componente curricular Educação Física; observar nas falas de professores (a) o conhecimento da proposta curricular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que orienta o componente curricular da Educação Física, no contexto das escolas das águas, no município de Breves-PA; caracterizar as práticas corporais desenvolvidas nas aulas de Educação Física em diálogo com o Documento da Proposta Curricular da Amazônia Marajoara. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, que segundo Chizzotti (2006), “na pesquisa qualitativa, todas as pessoas que participam da pesquisa são reconhecidas como sujeitos que elaboram conhecimentos e produzem práticas adequadas para intervir nos problemas que identificam”. A pesquisa a priori mostra que as práticas corporais de professores (as) nas escolas às margens de rios e furos são apresentadas de formas diferentes.

Presidente - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Interno - 690.063.932-15 - MARCELO DO VALE OLIVEIRA - UFPA
Interno - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2269261 - SERGIO WELLINGTON FREIRE CHAVES