Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSE ANTONIO DA SILVA CONDE

DISCENTE: GESSE ANTONIO DA SILVA CONDE
DATA: 04/08/2023
LOCAL: UFPA-PPLSA

CURTAS-METRAGENS AMAZÔNICOS: POSSIBILIDADES PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Filmes deAnimação, Formação de professores, Currículo, Educação Básica, Amazônia.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

A presente pesquisa propõe a discussão do potencial de filmes de animação em curta metragem produzidos na região amazônica para explorar questões ambientais. As animações catalogadas estão presentes no site Cinemateca Paraense, a saber: Cadê o verde que estava aqui (2004); Nossa Senhora dos Miritis (2011); O menino urubu (2006); O rapto do peixe-boi (2009); A onda – Festa na pororoca (2003) e A revolta das mangueiras (2004), tais animações foram escolhidas por fazerem referências a questões ambientais, possibilitando mesclar a discussão entre Educação Ambiental e curta-metragem de animação para a consolidação desses conteúdos e, para além disso, proporcionar o interesse e sensibilizar os educandos sobre o ambiente em que estão inseridos. A metodologia utilizada é na perspectiva qualitativa, envolvendo a descrição e categorização das potencialidades das animações, seguindo as etapas: a) mapeação dos curtas metragens de animação regionais; b) seleção de cenas e identificação de conteúdo factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; c) produção de catálogo com roteiros didáticos; d) avaliação dos roteiros por professores da educação básica. A organização e análise desses dados obedecerão às etapas descritas para análise de conteúdo de Bardin (1977). Assim, nossas análises se encaminham tendo como ponto de partida os curta metragem de animação, refletindo as propostas que podem ser levantadas sobre a ótica da Educação Ambiental em sala de aula.

Presidente - 2205806 - SANDRA NAZARE DIAS BASTOS
Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Externo ao Programa - 1627374 - DIONISO DE SOUZA SAMPAIO
Externo ao Programa - 2628262 - ROSIGLEYSE CORREA DE SOUSA