Banca de DEFESA: CLEONILSON ROSARIO DA COSTA

DISCENTE: CLEONILSON ROSARIO DA COSTA
DATA: 10/07/2023
LOCAL: Campus Bragança

SABERES TRADICIONAIS E A PEDAGOGIA NÃO FORMAL NA APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS PRODUTIVAS DAS CATADORAS DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) NA COMUNIDADE DE CARATATEUA - BRAGANÇA-PA.

Saberes tradicionais; Educação não formal; Catação de caranguejo-uçá.

ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Antropologia Rural

Esta pesquisa se propõe compreender os processos de aprendizagem de crianças e adolescentes acerca das práticas produtivas da Catação do Caranguejo-Uçá na comunidade de Caratateua, município de Bragança, Estado do Pará, Amazônia Oriental. A pesquisa foi realizada com 5 (cinco) famílias de catadores(as), compostas de catadores(as), crianças e adolescentes que foram acompanhadas no decorrer do estudo. A metodologia utilizada é qualitativa, envolvendo pesquisa de campo com observação participante, entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos realizados de março de 2021 a março de 2023. Os principais resultados indicam: a) os saberes tradicionais apreendidos por crianças e adolescentes na catação de caranguejo-uçá na Vila de Caratateua acontecem de maneira não formal, através da convivência social, observação dos catadores mais experientes e ensinamentos repassados por seus antepassados; b) o processo de beneficiamento do caranguejo-uçá envolve uma série de saberes tradicionais necessários para se tornar um(a) catador(a) e, apesar de acontecer fora dos muros da escola e não ter um acompanhamento pedagógico, existe uma metodologia para que as crianças e adolescente assimilem tais conhecimentos; e c) Os saberes envolvidos na catação do caranguejo-uçá, apesar de algumas vezes se assemelharem aos conhecimentos ensinados nas instituições formais, de acordo com as crianças, adolescentes e catadores(as) são pouco explorados pelas escolas presentes na comunidade. Os dados obtidos no presente estudo evidenciam a necessidade de políticas públicas que possibilitem melhor qualidade de vida às famílias envolvidas na catação do caranguejo-uçá.

Presidente - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Interno - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 690.063.932-15 - MARCELO DO VALE OLIVEIRA - UFPA
Externo à Instituição - JERÔNIMO DA SILVA E SILVA