Banca de QUALIFICAÇÃO: YURY LUCENA PONÇADILHA

DISCENTE: YURY LUCENA PONÇADILHA
DATA: 30/06/2023
LOCAL: PLATAFORMA GOGGLE MEET

POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A EQUIDADE RACIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARÁ, CAMPUS CASTANHAL

Políticas de Ações Afirmativas, Equidade Racial, Formação de Professores e Professoras de Educação Física

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Está pesquisa resulta da Dissertação de Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia com foco nas políticas de ações afirmativas para a equidade racial na formação de professores e professoras de Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal analisando as discursividades de professores(as) sobre as políticas de ações afirmativas para equidade racial no processo de formação no curso de Educação Física. Para isso, apresento o problema de pesquisa: quais as discursividades de professores e professoras sobre as políticas de ações afirmativas para a equidade racial na formação de professores e professoras do Curso de Educação Física? O estudo assume uma discussão teórica à luz de teóricos(a) que discutem a temática racial assim como Políticas de Ações Afirmativas, tais como Abdias Nascimento, Nilma Lino Gomes, Zélia Amador de Deus, Kabengele Munanga, dentre outros(as). Para tratar da temática sobre Educação Física, trago como referencial teórico Lino Castellani Filho, Ari Lazzarotti Filho, Suraya Cristina Darido, dentre outros(as). Para análise dos dados utilizo o método do materialismo histórico e dialético.As políticas de ações afirmativas são instrumentos legais que atuam na democratização do acesso e no combate legal das desigualdades e discriminações étnicas, raciais, gênero, sexualidade e outras promovendo efetiva participação dessas minorias políticas no acesso à educação, saúde, emprego e outros. Nesta pesquisa, a teoria marxiana contribui para identificar as contradições existentes nos discursos dos professores(as) de Educação Física a respeito das políticas de ações afirmativas para a equidade racial dentro do processo de formação dos(as) alunos(as) e de que maneira trabalham essas questões em suas disciplinas no objetivo de promover uma educação das relações étnico-raciais voltada ao combate ao racismo. Para a geração de dados utilizei a técnica da entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados coletados, utilizei a técnica da análise do conteúdo BARDIN (2005). Participaram 4 professores (as) do Campus de Castanhal. As análises revelam que apesar de todo o avanço sobre a temática racial e das ações reparatórias existentes na Universidade, visando equilibrar as oportunidades para os(as) estudantes negros(as), alguns professores(as) em suas práticas docentes, não aplicam uma educação  voltada às relações étnico-raciais. A pesquisa Políticas de Ações Afirmativas para a Equidade Racial na Formação de Professores(as) de Educação Física da Universidade Federeal do Pará, Campus Castanhal  conclui que é preciso reorganizar o PPC do curso de Educação Física para que nesse documento, a educação voltada à equidade racial, visando uma educação antirracista, sirva como embasamento teórico/legal para os(as) docentes, se apropriando de um debate voltado à uma educação plural, inclusiva e diversa, formando professores(as) inseridos no combate às desigualdades raciais.

Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Externo ao Programa - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Externo à Instituição - CARMEN TERSINHA BAUMGÄRTNER