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Banca de DEFESA: JOYCE MARIA DA SILVA CONDE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOYCE MARIA DA SILVA CONDE
DATA: 27/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: online
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE INFÂNCIA E NATUREZA: UM DIÁLOGO COM CRIANÇAS DA COMUNIDADE FAZENDINHA, NA AMAZÔNIA BRAGANTINA


PALAVRAS-CHAVES:

representações sociais, criança, Amazônia.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A presente pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Fazendinha, situada no Município de Bragança, no estado do Pará. O estudo parte de questionamentos ligados a quais representações sociais as crianças da Amazônia bragantina da comunidade fazendinha estão construindo sobre infância e a natureza e como estas reverberam nos modos de vida que a infância amazônica constrói com a natureza?  Assim, objetivou-se analisar as representações sociais das crianças da comunidade fazendinha sobre a infância e a natureza e como estas reverberam nos modos de vida que a infância amazônica constrói com a natureza. Utilizou-se como base teórica – metodológica o modelo de tríade dialógica proposto por Moscovici (1971) e desdobrado em sentido dinâmico por Marková (2006), como Alter, Ego e Objeto. Como técnicas de coleta de dados utilizou-se a observação, entrevistas e os desenhos. Na análise dos dados, os elementos constitutivos: Alter-Ego-Objeto configuraram-se como as três dimensões de análise, sendo elas: Alter, onde as crianças estão expostas? Ego, o que sabem? Objeto, os processos dialógicos que revelam as reverberações entre presente e futuro das representações sociais. Os resultados possibilitam aferir que no universo das crianças amazônicas da comunidade fazendinha, foi possível encontrar todo um conjunto de saberes e atividades realizadas na comunidade como: religião, trabalho, lazer, entre outros.  Identificou-se múltiplos aspectos do movimento das crianças no contexto pesquisado, as crianças vivenciam dentro de seus contextos mais amplo, subcontextos oriundos de suas relações com seus pares. Sobre o que as crianças sabem, os discursos destacam que a infância na comunidade fazendinha  está diretamente ligado a forte relação com a natureza e com as vivências da comunidade, elas conseguem diferenciar e dizer o nome de cada pássaro e fruta; é perceptível a intensa relação delas com meio, bem como a excitação de liberdade em estar nos espaços da comunidade. As crianças correm e brincam com as árvores, suas vozes, seus gritos, suas risadas, misturam-se aos sons da natureza. As crianças tem na natureza uma grande referência, isto é a natureza representa “o ponto de equilíbrio da própria vida. Dentro dos processos dialógicos que revelam nas reverberações entre o presente e futuro, a infância na comunidade fazendinha é representada nos diálogos e desenhos pelas atividades mediadas em seu contexto sociocultural que oferece às crianças uma ampla estrutura básica para mudanças das necessidades e tomada de consciência, que, sem dúvida contribuirão para o seu desenvolvimento intelectual e social, revelando que as  crianças almejam para o futuro uma infância que desfrute de  brinquedos e ambientes encontrados nos centros das cidades. Sobre a natureza os desenhos apresentam a forte influências dos saberes a partir da relação com a natureza do tempo presente, que tem suas bases na relação entre o brincar e o modo de vida da comunidade e sobre o futuro embora apresentem um novo modo de viver com a natureza, sua projeção futura revelam uma busca por novas estruturas de casas e de urbanização do espaço, marcados por novos significados para a humanidade amazônica, onde o urbano e a natureza possam coexistir de forma mais harmônica


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Interno - 690.063.932-15 - MARCELO DO VALE OLIVEIRA - UFPA
Interno - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - CARLA VERÔNICA ALBUQUERQUE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 26/06/2023 10:42
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