Banca de QUALIFICAÇÃO: CARMEM ANTONIETA TRINDADE DA SILVA

DISCENTE: CARMEM ANTONIETA TRINDADE DA SILVA
DATA: 13/06/2023
LOCAL: Hibrido

MEMORIAS DE CARPINTEIROS: O SABER FAZER DA CARPINTARIA NAVAL NA AMAZONIA COSTEIRA

Carpintaria naval; Memórias; saberes

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Está dissertação de mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia, nasceu das experiências vivenciadas no campo da pesquisa do Projeto de pesquisa e extensão: “Navegar é preciso”: diagnóstico das embarcações pesqueiras, relações sociais e saberes incutidos na carpintaria naval paraense, vinculado ao laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira junto a Comunidades Amazônicas - LABPEXCA do Campus Universitário de Bragança-UFPA, coordenado pela professora Dra. Roberta Sá Leitão Barboza. Tecendo redes de conhecimentos, através da possibilidade de prover a integração dos saberes entre a comunidade e a academia. Tendo como cenário o dia a dia nos estaleiros navais, com sua produção e socialização dos saberes tradicionais, em que seus atores mergulham no rio das recordações, revelando suas histórias de vida, em um tempo que não existe mais. Suas memórias nos fazem navegar por entre mares, rios e oceanos, desvendando a prática da carpintaria naval artesanal na região Bragantina, possibilitando a visibilidade desta profissão tão antiga e importante para a sociedade amazônica. Para isso proponho registrar o percurso histórico e social no processo de mudanças do modo de construir as embarcações artesanais de madeira na região. O lócus da pesquisa está localizado no município de Augusto Côrrea – PA, em dois estaleiros, próximos um do outro pela margem do rio Urumajó. Os mestres carpinteiros desses estaleiros são os protagonistas com suas histórias de vida, e uma metodologia com base na oralidade, através de pesquisas qualitativas, cujas palavras vão dando vida as lembranças que traçam a evolução e a identidade de seu ofício. Proporcionando um cenário de imagem e práticas da produção de saberes e fazeres na arte de construir embarcações pesqueiras, transmitidos de gerações em gerações. Neste sentido trago para reflexão e debate, quais os principais desafios da construção de embarcações artesanais no município de Augusto Côrrea, incluindo os processos dos saberes, suas relações sociais de trabalho e inovação tecnológicas, no percurso histórico da vida desses dois mestres carpinteiros. Tendo como hipótese, o fato de que o saber-fazer de um mestre carpinteiro naval, ao longo de sua história de vida, é delineado por dinâmicas que se relacionam com diferentes dimensões como: identitárias, culturais, e o sistema capitalista, mesmo assim, mantém a tradição na prática da construção de suas embarcações artesanais. Seu principal objetivo é analisar, através das narrativas desses dois mestres carpinteiros navais, os processos de mudanças no modo de fazer embarcações artesanais em Augusto Correa/PA, identificando nas falas dos sujeitos a prática da carpintaria naval, suas relações com a natureza, o modo de vida, as mudanças no modo de produzir as embarcações e as dificuldades em manter este ofício. Seus objetivos específicos consistiram em: a) Identificar através das memórias narradas por mestre Valdemar Glória sua relação com a natureza, a relação entre os saberes, sua inserção na carpintaria naval, as transformações no modo de vida na região e sua inserção na carpintaria naval; b) Compreender o processo produtivo e a inserção de novas tecnologias na arte de fazer embarcações artesanais, através da história de vida do mestre Nonato Assis; c) Analisar o modo de produção e as relações sociais de trabalho existente nos estaleiros. Concluo o texto com uma análise reflexiva entre os pontos mais relevantes no modo de produção e nas relações sociais de trabalho existente nos estaleiros.

Presidente - 1694336 - ROBERTA SA LEITAO BARBOZA
Interno - 2305487 - VANDERLUCIA DA SILVA PONTE
Externo ao Programa - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 15:56