Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYANE GLEICE PINHEIRO LIMA

DATA: 09/05/2023
LOCAL: google meat

FLORESTA-ESCOLA: TERRITORIALIDADES EDUCATIVAS EM DISPUTAS NA AMAZONIA MARAJOARA

Floresta-Escola;  Territorialidades educativa; decolonialidade; Ecocosmologia Almeríndia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A temática dessa pesquisa se desenvolve a partir do entendimento da natureza como sujeito, como guardiã e detentora dos saberes ancestrais das populações amazônicas, cujo metabolismo exerce influência em todo o planeta. Nesse sentido, Floresta-Escola é, portanto, uma modalidade de prática educativa fundamentada no processo de decolonização epistemológica e consequentemente, de (re)educação sobre a própria instituição escolar entendida como um espaço fértil para a construção do conhecimento e das práticas pedagógicas mediatizadas pelas linguagens e saberes sobre/na/com as ancestralidades. Outrossim, esse estudo se desenvolve a partir problemática vivenciada pela tentativa de padronização dos currículos escolares no território nacional que se mostrou com mais intensidade na proposta conhecida como BNCC Base Nacional Comum Curricular, que marginaliza saberes e práticas culturais vivenciadas pelas populações amazônicas. A pesquisa tem como objetivo geral analisar os projetos políticos-pedagógicos em disputa no território educativo da Floresta-Escola Marajoara. Metodologicamente ancorada no método qualitativo como condutor para o levantamento e análise dos dados e numa incursão pela transdisciplinaridade descrita por Santos (2008). Como técnica para coleta dados optou-se pela pesquisa documental e pela pesquisa empírica, em que foram realizadas observações e entrevistas com os sujeitos envolvidas com as práticas educativa da Floresta-Escola Marajoara. Para compreender a interseção transfronteiriça entre os saberes da floresta, os dados foram analisados, considerando o processo de triangulação das informações, sistematizadas em três categorias temáticas: a) Territorialização da Escola no espaço da Floresta; b) Interações transfronteiriças: os arranjos e conflitos dos projetos em disputas na Escola Zeneide; c) Práticas educativas não colonizadoras a (re)existência da Floresta-Escola.

Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Interno - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - HELIONORA DA SILVA ALVES
Externo à Instituição - VALDECI BATISTA DE MELO OLIVEIRA