Banca de QUALIFICAÇÃO: DYANDRA JAMYLLE ROSARIO DA SILVA

DISCENTE: DYANDRA JAMYLLE ROSARIO DA SILVA
DATA: 27/12/2022
LOCAL: Bragança - via google meet

ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, CAPANEMA, PARÁ

Adolescentes. CREAS. Medida Socioeducativa. Meio Aberto.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A pesquisa apresenta um diagnóstico do atendimento socioeducativo realizado em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) na escuta de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. É referendada no método do materialismo histórico-dialético de abordagem qualitativa. Utilizou-se o procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica, documental e de campo empírico por meio da observação participante e técnica da entrevista com dois adolescentes entre 14 e 16 anos. Os resultados a priori indicam que os adolescentes estão em situação de vulnerabilidade social no contexto familiar, estão submetidos ao trabalho infantil por necessidade financeira, moram com mãe e tia. São matriculados em Escola sem rendimento escolar, tem sonhos de um dia concluir o Ensino Médio e Cursar uma Universidade. Falam da violência na abordagem da polícia. Ainda, a seção 4 que trata das análises discursivas de adolescentes não será apresentado no exame de qualificação devido estar no processo de leitura e maturação deles. O resultados parciais da conclui que é preciso avançar nas políticas públicas sociais para esse público infanto juvenil, é preciso envolvê-los em atividades de esportes, cultura e lazer.

Presidente - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Interno - 690.063.932-15 - MARCELO DO VALE OLIVEIRA - UFPA
Externo ao Programa - 1181032 - CARLOS ALBERTO BATISTA MACIEL
Externo à Instituição - SAMUEL ALEXANDRE LOUIS RENIER