Notícias

Banca de DEFESA: EDILSON BORGES VULCÃO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILSON BORGES VULCÃO JUNIOR
DATA: 20/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: PLATAFORMA GOGGLE MEET
TÍTULO:

RELIGIOSIDADES AFRO-AMAZÔNICAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AFRORRELIGIOSOS DO MOVIMENTO ATITUDE AFRO-PARÁ SOBRE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO RELIGIOSO (2015-2020)

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Religiosidade Afro-brasileira. Racismo Religioso. Movimento Afrorreligioso. Movimento Atitude-Afro Pará


PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa analisa as representações sociais de afrorreligiosos do Movimento Atitude-Afro Pará sobre as ações de enfrentamento ao racismo religioso, no período de 2015 a 2020. O objetivo principal deste estudo é analisar as representações sociais de afrorreligiosos do Movimento Atitude-Afro Pará sobre as ações de enfrentamento ao racismo religioso na área Metropolitana de Belém, especialmente nos municípios de Belém e Ananindeua. O estudo baseia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS) com base em Serge Moscovici e Denise Jodelet para compreender o conhecimento empreendido por afrorreligiosos sobre as ações de enfrentamento ao racismo religioso do Atitude-Afro Pará. A pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e de campo. Para a geração dos dados utilizou-se o questionário e a entrevista semiestruturada com 06 (seis) afrorreligiosos do Movimento Atitude-Afro Pará, aplicados de forma on-line devido ao contexto de pandemia da COVID-19. O Questionário foi enviado por meio de aplicativos de mensagens (Whatsapp), com intuito de obter o perfil socioeconômico, a formação educacional e étnico-racial dos afrorreligiosos sobre o racismo religioso a partir da  Tridimensionalidade das Representações Sociais, a saber: Informação, Atitude e Imagem com base em Serge Moscovici. Para análise do estudo optou-se pela técnica de análise de conteúdo com base em Laurence Bardin e Laura Franco. Na fase da pré-análise realizou-se a leitura flutuante dos materiais e destacou-se as mensagens que expressavam entendimentos sobre racismo religioso, formas e tipos de ações de enfrentamentos. A fase exploratória foi realizada com auxílio do Programa IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), com vista a identificar os elementos constitutivos das representações sociais relacionadas ao racismo religioso e as ações de enfrentamento. Os resultados revelam que os afrorreligiosos compreendem o racismo religioso como crime e as diversas formas de violência, sejam elas físicas ou simbólicas, presentes no cotidiano. Para tanto, desenvolvem ações educativas difundidas por meios comunicacionais e em regime de colaboração com outros movimentos sociais, Universidades, Institutos e OAB-Pará, assim como auxiliam no atendimento às demandas e questões de apoio psicológico e materiais, nos processos legais denunciados junto ao Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado do Pará. Conclui-se que as representações sociais de afrorreligiosos sobre as ações de enfrentamento ao racismo religioso no Movimento Atitude-Afro Pará busca combater o deletério racismo religioso gerado pelas violências e violações de direitos, promovendo ações sociais horizontalizadas com base em legislações antirracistas na luta por visibilidade e liberdade religiosa na Amazônia paraense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 1153621 - IVANY PINTO NASCIMENTO
Externo à Instituição - TAISSA TAVERNARD DE LUCA
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 10:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1