Banca de DEFESA: ADRIANA SOUZA SIMOES

DISCENTE: ADRIANA SOUZA SIMOES
DATA: 25/10/2022
LOCAL: no Auditório do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC

FEMINISMO NEGRO: DESIGUALDADES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NAS DISCURSIVIDADES DE MULHERES NEGRAS E QUILOMBOLAS DO CAMPUS DE BRAGANÇA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Feminismo negro. Mulheres negras e quilombolas. Desigualdades de raça, gênero e classe social.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Está pesquisa resulta na Dissertação do Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia com foco no feminismo negro e nas desigualdades de gênero, raça e classe nas discursividades de mulheres negras e quilombolas universitárias do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, analisando os mecanismos de resistências no acesso ao Ensino Superior no enfrentamento do racismo e machismo e as formas de opressão vivenciadas no seu cotidiano. Para isso, apresento o problema de pesquisa: como nas discursividades de mulheres negras e quilombolas universitárias o feminismo negro pode ser uma ferramenta política de enfrentamento das desigualdades de gênero, raça e classe e um potencializador da emancipação social na Universidade? O estudo assume uma discussão teórica da interseccionalidade do feminismo negro e o método do materialismo histórico e dialético, sob o viés da abordagem qualitativa, do tipo da pesquisa social. O feminismo negro é movimento político de mulheres negras no enfretamento da interseccionalidade das discriminações raciais, gênero e classista e é fundamental para a emancipação delas e no combate as opressões do racismo. Neste estudo, a teoria marxiana contribui para o entendimento do trabalho como emancipação social e da contradição existentes no espaço da Universidade e nas lutas de classes. Para a geração de dados utilizei as técnicas do formulário do google forms, roda de conversa e entrevista individual. A análise dialógica do discurso com base teórica no círculo de Bakhtin pelos princípios de discurso ideológico e valoração nos enunciados das mulheres negras e quilombolas. Participaram quatro universitárias cotistas do Campus de Bragança. As análises revelam que as mulheres negras e quilombolas acessam as discussões do feminismo negro em suas comunidades por meio de participações nas Associações e sindicatos, mas que ampliam uma consciência de classe ao acessar o Ensino Superior. Elas enunciam formas de enfrentamento que resultam do processo dialético e dialógico na valoração do acesso ao Ensino Superior no enfrentamento do racismo cotidiano. Elas revelam valores e atitudes objetivados da contradição resultante do trabalho docente, dos discursos ideológicos do lugar social da mulher na família, da negação por parte de professores que reiteram que a UFPA não é um lugar para mulheres negras e quilombolas. As mulheres negras e quilombolas falam dos processos de produção do trabalho e modos de vida em suas Comunidades Tradicionais atravessados por contradição do não reconhecimento do trabalho doméstico. Dialeticamente, elas convivem com o racismo estrutural e cotidiano e defendem processos formativos para a educação antirracista, sexista e classista como centralidades no currículo dos Cursos da UFPA. A pesquisa conclui que o feminismo negro nas discursividades de mulheres negras e quilombolas se configura como um elemento que potencializa a luta e resistência delas no Campus Universitário de Bragança, pois possibilita uma organização social, política e cultural quilombola nesse espaço. Ainda é uma esfera/campo atravessada pela contradição entre um projeto de educação do pluralismo das ideias e um modelo de saber de caráter hegemônico cristalizado nas práticas de alguns docentes.

Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 2205806 - SANDRA NAZARE DIAS BASTOS
Externo ao Programa - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 2495374 - LOIANE DA PONTE SOUZA PRADO VERBICARO