Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RAIMUNDO SALUSTIANO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RAIMUNDO SALUSTIANO DA SILVA
DATA: 28/04/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Auditório do Laboratório de Ecologia de Manguezal - Campus de Bragança
TÍTULO:

LAÇOS DE AFETO NO MANGUEZAL: A Transgeracionalidade e os saberes na pesca do caranguejo-uçá (Ucides cordatus, Linnaeus, 1763) no nordeste do Pará, Amazônia brasileira.


PALAVRAS-CHAVES:

Manguezal; Caranguejo; Saber Tradicional; Transgeracionalidade


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente plano de qualificação da dissertação de mestrado apresenta um estudo sobre a Transgeracionalidade e os Saberes Tradicionais oriundos da pesca do caranguejo-uçá (Ucides cordatus - Linnaeus, 1763) presente em famílias de 03 (três) gerações distintas que residem em comunidades localizadas às proximidades dos manguezais do nordeste do Pará. O estudo traz uma abordagem correlacionada à transmissibilidade dos saberes tradicionais dos pescadores/coletores de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) numa relação direta à transgeracionalidade do saber-fazer em comunidades costeiras. Logo, o objeto da pesquisa é a transmissão psíquica transgeracional dos saberes tradicionais da pesca do caranguejo-uçá e, por conseguinte, o principal objetivo é entender a maneira que os saberes tradicionais da pesca/coleta do caranguejo-uçá são apreendidos por familiares de diferentes gerações nas referidas comunidades, assim como identificar o saber-fazer presente desde o processo inicial até a captura desse recurso e com isso analisar/refletir sobre a importância desses saberes na manutenção da pesca artesanal do recurso caranguejo. O procedimento metodológico tem sua fundamentação na abordagem qualitativa, que requer técnicas e instrumentos próprios para a coleta de dados, onde será elaborado um roteiro com perguntas semiestruturadas para que se consiga acessar os interlocutores-alvo da pesquisa, ademais, entrevistas serão realizadas para conferir elementos do saber-fazer da pesca em suas falas. A amostragem será constituída por meio de critérios previamente estabelecidos, seguindo a ordem de seleção das comunidades escolhidas como palco da pesquisa que são: serem comunidades tradicionais; as comunidades devem ser usuárias da RESEX-Mar mesmo estando somente nos limites da mesma; as comunidades devem ser usuárias do ecossistema manguezal; possuírem pescadores de caranguejos que capturam para consumo próprio ou venda. Assim como houve critérios para a seleção das famílias dos pescadores: a) devem ser pescadores de caranguejo; b) ter nascido ou residir nas comunidades tradicionais pesquisadas; c) possuir mais de 18 anos; d) ser usuário do manguezal pelo menos 3 vezes por semana; e) pertencer ao mesmo núcleo familiar, mesmo sem possuir laços sanguíneos, porém seguindo a lógica do mais velho para o mais jovem. Os resultados ainda não serão apresentados em função de que o plano de qualificação no referido programa não condiciona a apresentação dos mesmos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Externo ao Programa - 1296134 - MARCUS EMANUEL BARRONCAS FERNANDES
Externo ao Programa - 3318711 - MARIA ROSEANE CORREA PINTO LIMA
Externo ao Programa - 634.241.932-91 - NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA - UFPA
Notícia cadastrada em: 27/04/2022 11:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2