Banca de DEFESA: JOSE JONES PEREIRA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE JONES PEREIRA JUNIOR
DATA: 04/10/2023
LOCAL: Google meet

Análise descritiva dos parâmetros fisiológicos, tempos anestésicos, qualidade, recuperação anestésica e eletrocardiograma sob o uso do protocolo midazolam-cetamina-dexmedetomidina em três espécies de macaco-aranha (Ateles paniscus, Ateles chamek e Ateles belzebuth).

primata neotropical, sedação, imobilização, atelídeos, reversão.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Anestesiologia Animal

Os macacos-aranha estão entre os maiores representantes de primatas neotropicais, desde o seu grande porte com peso chegando aos 11kg, ao local em que ocupam dentre as copas de árvores de grande porte entre 1.000 e 2.000 metros de altura. São conhecidos ainda pelo hábito alimentar exigente quanto aos frutos maduros, sendo ótimos dispersores de sementes, necessitam de grandes extensões de cobertura vegetal primária para reprodução e interação social, pouco utilizam o ambiente terrestre fazendo uso deste quando precisam hidratar-se ou ainda para atividades em grupo específicas, todos os fatores mencionados relacionados à ação antrópica como desmatamento para campos agropecuários, empreendimentos latifundiários e exploração de madeiras de lei tornam esse grupo ameaçado quanto ao grau de extinção. Dentre as quatro espécies do gênero Ateles de ocorrência no bioma amazônico legal, três delas foram estudadas no trabalho, Ateles paniscus, Ateles chamek e Ateles belzebuth no âmbito anestesiológico para o protocolo midazolam-cetamina-dexmedetomidina (MiCeDex), mediante respostas nos parâmetros fisiológicos, períodos, recuperação anestésica e eletrocardiograma. Para período de latência (PLATÊNCIA) o tempo médio foi de 2,6 minutos (min.) e o máximo entre as espécies foi de 3 min. para A. belzebuth, aos primeiros 30 minutos após PLATÊNCIA o relaxamento muscular e antinocicepção foram avaliados com grau máximo em 100% dos animais. A recuperação (PRECUPERAÇÃO) pontuou tempo médio de 38,23 minutos, classificada em calma para todos os indivíduos das três espécies nas fases I e II de recuperação após reversão. Houve significância (p= 0,0393) entre os momentos para frequência cardíaca nas espécies e entre espécies, também ocorreu significância para pressão arterial sistólica (p= 0,049) e glicemia (p= 0,0208). Houve diferença para intervalo Q-T (p=0,0303) e onda T (p=0,04495; p=0,004998) em dois momentos entre as espécies. O protocolo estudado revelou tempo hábil para efeito, significância em alguns parâmetros entre as espécies e segurança quanto aos parâmetros fisiológicos, somado à reversão tranquila e sem intercorrências demonstra ser seguro e de fácil aplicabilidade para procedimentos curtos que exijam segurança da equipe e animal das espécies estudadas.

Presidente - 009.219.880-52 - ANA PAULA GERING - UFT
Externo à Instituição - CINTHIA TAVORA DE ALBUQUERQUE LOPES
Interno - 1019274 - DANILO FERREIRA RODRIGUES
Externo à Instituição - DANUZA LEITE LEÃO