Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE NAZARE DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE NAZARE DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 14/09/2023
LOCAL: INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Toxoplasmose em parque urbano: uma proposta de estudo em saúde única para prevenção de doenças e conservação das espécies

Toxoplasma gondii, primatas, zoonose, análises moleculares

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A toxoplasmose representa uma das infecções parasitárias mais prevalentes em animais e humanos em todo o mundo, sendo motivo de atenção de muitos pesquisadores que, nas últimas décadas, buscam identificar as fontes de infecções por Toxoplasma gondii (T. gondii) para otimizar a adoção de medidas preventivas com ênfase em Saúde Única. Os primatas neotropicais são altamente suscetíveis à toxoplasmose e representam um importante grupo sentinela dessa zoonose. A crescente urbanização proporciona maior contato entre as populações humanas e seus animais domésticos com as populações de animais silvestres, facilitando a disseminação de agentes infecciosos entre esses hospedeiros. Esta pesquisa propõe o estudo e acompanhamento mais detalhado acerca da causa mortis de dezoito espécimes de primatas não humanos do gênero Saimiri, pertencentes ao plantel semicativo do Bosque Rodrigues Alves Jardim Botânico da Amazônia (Belém-Pará). Alguns cadáveres foram encaminhados ao Laboratório de Patologia Animal da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foram submetidos a exames necroscópicos, análises histopatológica, molecular e imuno-histoquímica. Hepatite e esplenite necrotizantes e pneumonia intersticial foram os achados mais recorrentes nos casos examinados. Todas as amostras testadas molecularmente apresentaram a presença de DNA de T. gondii. Assim, será realizado estudo in loco para identificar as possíveis fontes de infecção. Busca-se analisar a presença de possíveis fatores de risco associados à infecção por T. gondii, aliado a um levantamento sorológico para verificar a frequência desta infecção em mamíferos silvestres (primatas, carnívoros e roedores) cativos e em semiliberdade, domésticos errantes (cães e gatos com acesso intermitente ao parque) e profissionais em risco ocupacional. Além disso, investigar a presença de oocistos na água e solo por meio de análises moleculares. Pretende-se captar informações com a finalidade de subsidiar protocolos para tomadas de decisões com o intuito de entender a dinâmica da disseminação da doença, estabelecer protocolos preventivos com importância para esta e que possam ser reproduzidos em outras instituições, como também promover ações de educação em saúde para trabalhadores da área de fauna, visitantes do parque, população do entorno e público em geral.

Externo à Instituição - CINTHIA TAVORA DE ALBUQUERQUE LOPES
Interno - 1295787 - PEDRO SOARES BEZERRA JUNIOR
Presidente - 1315586 - VALIRIA CERQUEIRA DUARTE
Notícia cadastrada em: 12/09/2023 15:58